Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

sexta-feira, 8 de maio de 2015

As coincidências triviais

TRÊS, PONTO, ZERO
.o. Selando domingo passado um campeonato de brilho raro, três foi número incisivo. Coincidências triviais. Na soma do placar (2 a 1), vitória do Vasco sobre o Botafogo, e no tempo de jejum de títulos do Gigante da Colina (12 anos).

o. As coincidências abrangiam, ainda, o retrospecto em torno de um destaque da festa – José Carlos Araújo. Em três anos, três mudanças.
.o. Bradesco-2012, Transamérica-2014, e Tupi-2015,não se contando o G, do marketing com os aliados. O predomínio deles e outros na faixa, deve-se, em parte, ao lento processo de renovação no rádio – entendem os observadores.
_______
‘AGORA É AQUI’
.o. Repórter na Globo a partir de 1956, José Carlos Araújo cobriu o Botafogo por nove anos consecutivos, acumulando atividades no jornal “O Dia”. Após ser plantonista, foi ‘ponta’ do Waldir Amaral, e começou a transmitir futebol na equipe deste, que assumira a chefia do esporte e gerência comercial no distante 1968.

o. “Haja coração pra tanta emoção”, “Vai mais, vai mais, vai mais garotinho” e “Valeeeu”, são, segundo o editor Roberto Sander, simples, geniais e eternos. “Agora é aqui” --na casa que abrigara,em tempos distintos, Doalcei Camargo e Ary Barroso. O “Mudei e gostei” (bordão do ingresso dele na Rádio Nacional, onde, líder, inovara o jeito de narrar), sai de cena, depois de usado em anteriores transferências.
_______
ALÉM DA CABINE
.o. Na estreia do Garotinho e companheiros, a Tupi mobilizou maior contingente de profissionais no Maracanã . Lá, estiveram em ação o Wagner Menezes, Cassiano Carvalho, Thiago Veras e Marcus Vinícius; o Ricardo Heizer (no camarote), a Carla Matera (interatividade nas redes sociais), além do Vinício Gama, plantonista.

o. Embora bem considerado pela classe e torcedores, Garotinho não se constitui uma unanimidade na era contemporânea. Esta assertiva só reforça uma tese defendida por Nelson Rodrigues, que afirmava em época remota: “Toda unanimidade é burra”. Por certo, boa parcela de ouvintes não muda os hábitos de sintonia.

o. Sejam apreciadores da Manchete, Nacional, Fluminense... Diante de tais preceitos, as concorrentes funcionam como alternativas, mesmo que, para elas, sobrem fatias menores do bolo-audiência. Um medalhão se transferindo de endereço, balança o mercado, mas, não desnuda o Ibope de um Penido, Edilson, ou do Evaldo.
______
NA RUA, NO SÍTIO
.o. O trânsito estava interditado na Rua do Lavradio, próximo dos Arcos, na Lapa – informava nesta segunda-feira, 4, a setorista da CET-Rio, Ana Paula Martinez (uma das novatas na emissora da Glória). Ela dizia, atendendo ao chamamento do David Rangel, que a causa era uma passeata de funcionários demitidos da Unican.

o. Acionado pelo Sílvio Samper, o veterano (e versátil) Jorge Ferreira revelava, na ‘rádio de verdade’, tratar-se de um movimento de mata-mosquitos, e que a situação havia se normalizado naquele instante. Prestação de serviços, utilidade para os automobilistas, pouco interessa, porém, a uma enormidade de pessoas.

o. Nas chamadas rádios de pequenos investimentos (de musicais, variedades, horários alugados), o trânsito nunca tem vez. Quem sintoniza a Metropolitana, Bandeirantes, Tamoio, Sucesso e similares, sabe disso. A modernidade -- ‘mudernidade’, conforme os simplórios --, ainda não alcançou os executivos desses prefixos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário