Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

sábado, 4 de julho de 2015

A família em comunidade

NA CADÊNCIA DA VIDA
.o. Nos vinte anos que atuou na Manchete, Roberto Canázio transformou a família no seu tema principal. Era ‘Família Manchete’ pra lá, ‘Rádio Família’ pra cá. Até que um dia, as trapaças da vida colocou a Tupi em seu caminho.
.o. Transferindo-se de prefixo, a família se mudou com ele. Agora (na ocasião, diga-se), ficou sendo ‘Família Tupi’.E,foi ali, que essa expressão mais pegou, resultando, inclusive, numa balançada vinheta de intervalo, ainda existente.
.o.‘O rádio família/é coisa nossa/Com o rádio família/não há quem possa/Família assim/como outra não há/Família assim/só na Rádio Tupi’. Há controvérsias... Tem coisas na grade que, francamente, ouvir ninguém merece.
_______
NEM SEMPRE REZANDO...
.o. Digressões à parte, chegamos ao passo seguinte – o Canázio na Globo. A família tinha a acrescentar (claro), o nome da rádio. (O lema até despertou o Cirilo Reis, na Rádio Nacional, logo abandonado. Não era a sua taba).
.o. Alguns anos posteriores, caberia ao Luiz de França perpetuar o ‘latifúndio’.Ele transportou para a casa, “o verdadeiro programa da família brasileira”, sua marca na Globo, onde era proclamado ‘um campeão de audiência’.
.o. França fizera uma passagem pela Tupi, antes da 760. Nesta, há nove anos, os marqueteiros de plantão insistem na afirmativa de ser ela “a rádio de verdade”. Passam, com isso, a ilusão de que as outras são de mentirinha.
_______
...UNIDAS PERMANECEM
.o. Vida que segue, conforme o linguajar de cronistas esportivos. No “Farofa...”, com David Rangel, o “Jogo das famílias” mobiliza grupos selecionados de competidores. O confronto serve como testes de conhecimentos gerais.
.o. Diversão para os participantes. Diversão para os ouvintes. Pena que, tenham desencavado um modelo da televisão -- “Bairro contra bairro”, do Gugu Liberato --, que abordava, na época, os moradores de regiões paulistanas.
.o. Num tempo sem inflação, os patrocinadores daquele ofereciam prêmios valiosos. Aos vencedores do Rio, destinados almoços e guarnições.
_______
T R I V I A I S
/o/ Jorge Luiz reassume o “Domingo mais família”. Mário Esteves respondia pelo horário, enquanto ele cobria as férias do Antônio Carlos.
/o/ Na segunda-feira, retoma o “Bom dia...” e o “Acorda Rio”. Seu substituto, Maurício Bastos, fará de novo o "Manhã da Globo", até dia 25.
/o/ “O Brasil ‘tá’ fora, mas a Tupi ‘tá’ dentro” -- anunciava o Garotinho, referindo-se à Copa América. Chile e Argentina decidem neste sábado.
/o/ Durante a transmissão de Flamengo e Joinville, o ‘Fenômeno’ foi informado pelo Vinício Gama, da vitória do Vasco, a segunda no Brasileiro.
/o/ Apressou-se em dizer que o time saíra da zona de rebaixamento. Corrigido pelo plantonista, admitiu que, logo o Vasco melhora de posição.
/o/ De uma nova safra de narradores, Bruno Cantarelli fala em ‘futebol mais jovem...’ O velho esporte não ‘rejuvenesceu’, como dá a entender.
/o/ “Obrigado pelas informações”. No rádio (e na TV), após entradas de repórteres, estão usando exaustivamente esta frase.‘Novo’ jornalismo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário