Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

sábado, 18 de julho de 2015

O Social Futebol Clube

À MARGEM DO CAMPO
.o. É muito comum nas emissoras populares o apresentador citar, no começo ou final do programa, os aniversariantes do dia. Geralmente, um colega de profissão, funcionários da casa e, de modo particular, ouvintes, não se sabendo de quem parte a iniciativa. Na quinta-feira, 9, Washington Rodrigues relacionava algumas pessoas que, no dizer de colunistas antigos (chamados sociais), completavam ‘idade nova’. Entre elas, Deise Araújo, ‘primeira dama’, segundo o Velho Apolo, esposa do seu parceiro narrador.
.o. Disse ele, em meio a salamaleques compreensíveis, que não via a senhora desde que o Garotinho voltou pra Tupi. (Ato falho do radialista, pois, o mais prestigiado locutor de esportes no Rio nunca havia trabalhado na rádio que o Assis Chateaubriand fundara). As agendas são outras coisas comuns no rádio contemporâneo. Remontam ao “Calendário Kolynos”, época áurea da Nacional, inesquecível para uma geração.
.o. Inevitável em certos programas, lembrar de fatos históricos, nascimentos e mortes. Alguns exemplos dos ocorridos em 9 de julho: o Torneio de Wimbledon, na Inglaterra (1877) e o tetra-campeonato da seleção italiana na Copa do Mundo, Alemanha (2006). Em 1947 nascia O. J. Simpson , ator e ex-jogador de futebol americano, em 1978, o Fernando Prass, futebolista brasileiro, e Glenda Kozlowski (1974), uma jornalista esportiva da TV.
.o. As astrólogas que mantêm quadros nos programas de rádio, revelam que a data pertence ao segundo decanato do signo de Câncer, regido pelo elemento água. Na data, morriam Vinícius de Moraes, poeta, compositor e diplomata (1980) e o menos conhecido humorista do grupo “Os trapalhões”, Felipe Levy (2008). Em 2012, dom Eugênio de Araújo Sales, cardeal e arcebispo-emérito da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
_______
SOMBRAS, NADA MAIS...
.o. Por falar em Nacional. O seu esporte já atravessou fases memoráveis – o mesmo ocorrendo com sua programação. “No mundo da bola” ostenta a marca de mais duradouro do gênero no veículo. Atualmente, vai ao ar às 8h das noites, nos dias sem partidas de futebol. Num promocional do programa anunciando um jogo a ser transmitido, o texto informa que a narração é do Carlos Borges, comentários do Waldir Luiz, ‘e toda a seleção do rádio’. Como a equipe-Rio é reduzida, a referência cairia bem a uma esquadra de futsal.
_______
...A ESPANHA NÃO É AQUI
.o. Quando a bola rola, a Manchete dá olé – sentenciava o Batista Júnior na transmissão de Fluminense e Grêmio. Segundo na hierarquia, ‘o que agita geral’ é, -- podemos afirmar -- membro de um colegiado de narradores cariocas, no que tange aos sobrenomes, de origem latina.Forma na dinastia do Odilon (Tupi) e Odair (Brasil). Há quatro anos na Manchete, onde não tem estrelismo, são iguais as divisões de espaços. Com o Rodrigo Campos, (‘que faz a festa da galera’) e Jorge Ferreira, (‘que pede bis’).
_______
LINHA DIRETA
/o/ Causou um misto de surpresa e espanto entre profissionais do ramo, a crônica do Arnaldo Bloch, no início do mês, exaltando seu apego ao rádio AM. Com a tecnologia de ponta, internet e redes sociais, executivos não escondem seus temores sobre o futuro do segmento.
/o/ O FM, com o passar dos anos revolucionários, tal e qual o campeonato do Rio, perdeu o encanto, o charme. Por ser o preferido da juventude, e dos dirigentes pela qualidade do som, unificou sua programação em algumas empresas a do velho (e rejeitado) modelo.
/o/ Audiência, um sinônimo de faturamento, tem muito mais peso que o romantismo de setores que defendem a preservação daquele que, isoladamente, predominava nos lares e afins. É voz corrente no meio que, com a implantação do sistema digital, o AM acabe virando cinzas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário