Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

sábado, 1 de agosto de 2015

Esse nosso amor antigo (g)

HISTÓRIAS DO SARGENTO
.o. Figura lendária do samba, e presidente honorário da Mangueira, Estação Primeira, Nelson Sargento comemorou, no sábado último, 91 anos. Rubem Confetti, da Rádio Nacional, homenageou-o na véspera, em seu programa “Ponto do samba” (das 13h30 às 15h, entre segunda e sexta), rodando algumas de suas obras, entrevistando-o no final. Sargento, batizado Nelson Mattos no registro civil, é autor de mais de 400 músicas, muitas das quais, nem ele mesmo se lembra – embora bastante lúcido.
.o. Destacam-se em seu repertório, “Agoniza,mas não morre”, “Cânticos à natureza”, “Nas águas da canção”, “Sinfonia imortal”, “Visão do rosto”, e “Falso amor sincero” – aquela que diz nas suas estrofes iniciais: ‘O nosso amor é tão bonito/Ela finge que me ama/E eu finjo que acredito’. Na década de 50, Sargento desfrutou da convivência de um dos compositores mais emblemáticos do país, Geraldo Pereira,influenciado por seu estilo -- o sincopado, de que Roberto Silva se tornaria o maior intérprete.
.o. O começo da carreira de Nelson Sargento se deu no grupo ‘Os Cinco Crioulos’, criado por Hermínio Bello de Carvalho, especialmente para o musical ‘Rosa de Ouro’. Do grupo, estrelado por Araci Côrtes, cantora do rádio muito requisitada para o teatro de revista, participavam Paulinho da Viola, Elton Medeiros, Anescarzinho e Jair do Cavaco. Há 50 anos – recordava Confetti – o ‘Rosa de Ouro’ estreava uma série de shows no Zicartola, um reduto de sambistas montado por Cartola e Dona Zica.
_______
ZIRIGUIDUM & FUTEBOL
.o. De samba e futebol qualquer brasileiro entende, ou gosta. Quase ao mesmo tempo que o escolado Confetti isolava-se num cartaz da Nacional, Edson Mauro passava, pela primeira vez, a titular de um programa. “Olha o gol” era promovido na Globo, estreando em 1° de abril de 2014, às 8h, iluminando as noites sem jogos. Poucos meses após um ano do seu lançamento, rebaixado às origens, os bordões.
_______
‘TÁ’ FICANDO RUÇA
.o. A vida de radialista não é fácil – admitia o Mário Esteves ao deixar a Manchete ano passado, para o seu terceiro ingresso na rádio da Glória. A coisa ‘tá’ ficando ruça, difícil pra todo mundo, dirão os novos desempregados do veículo. Executivos da mídia já estão culpando a crise econômica do país. Nas principais emissoras e, nas de menores investimentos, as dispensas ultimamente têm sido uma constância.
_______
O CAVIAR, AS NUVENS
.o. O Ibope, para nós, é bem parecido com o caviar cantado por Zeca Pagodinho: ‘nunca vimos (...) ouçamos falar’. Você alguma vez recebeu um representante do órgão? (Mensagens para nosso e-mail...) Baseado nele, o site de jovens apreciadores do ramo garante que, o Beto Britto, na velha Metropolitana, ‘dá banho’ no David Rangel, um dos concorrentes nas tardes. Se verdadeiro, nuvens escuras na área.
_______
LINHA DIRETA
/o/ O que é pior – a Globo perder para a Metropolitana, ou a Nacional para a Rádio Relógio? (De um ouvinte que só sintoniza no AM.)
/o/ Reprisado desde março na madrugada, “Ponto do samba” devolve o horário neste dia 3. O “Tabuleiro do Brasil”, com Geraldo do Norte, retorna.
/o/ Em 2006,Rodrigo Campos despontava na equipe esportiva da 760 AM, liderada por João Guilherme e Daniel Pereira. Mudou-se para a Bradesco.
/o/ José Trajano destacou-se num programa do Fábio Azevedo na 91,1 FM. Temas, um livro e o América, que assegurou volta ao principal do Carioca.
/o/ Faltou dizer. Sargento continua fazendo shows e pintando quadros. Nas tardes das quartas-feiras, conta historias do samba na Roquette Pinto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário