Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

terça-feira, 5 de abril de 2016

Esse nosso amor antigo (t)

UM SHOW DE CHAMADAS
.o. Velha cantiga inspirada num poema de reverenciado português diz que, “navegar é preciso, viver também é preciso”. Diríamos nós, na cadência da música, que “renovar é preciso, conviver muito mais que preciso”. Especialmente quando se trata das coisas do rádio, ofício de inúmeras pessoas, paixão de tantas outras.

.o. Na Tupi há 17 anos – pra lá se transferiu em fevereiro de 1999 – Washington Rodrigues figura, nos fins de tardes, como um absoluto líder de audiência nas emissoras do Rio. Evidentemente que seu programa, “Show do Apolinho”, não ostenta a dinâmica dos primeiros anos onde acabou se estabilizando.

.o. A pesquisa, fio condutor da atração, foi abandonada. Rarearam as entrevistas e os comentários sobre os assuntos em pauta, comuns ao congênere que ele co-estrelava em sua emissora anterior (*). Com as modificações, privilegiando repórteres, principalmente os de esportes, desvirtuou-se o papel do comunicador.

.o. O programa tornou-se, dessa forma, um embalado pacote de chamadas, anunciando os profissionais que cobrem pontes e viadutos, ruas e avenidas, portos e aeroportos, clubes de futebol. A manutenção dos índices no Ibope, todavia, deve-se a seu carisma. Ainda imbatível, o comentarista esportivo.
_______
O RISCO NO BORDADO
.o. Jorge Luiz, um dos melhores comunicadores do rádio, não está mais na Globo, onde chegara em 1997, há 19 anos, portanto. Não ‘dançou’ ao ritmo do samba de Jobim, que fala ‘nas águas de março fechando o verão’. Caiu em 1º de abril. Mesmo dia que Karla de Luca e Cláudio Vieira, produtores.

.o. Surpreso com isso, caro leitor? Uma norma da empresa, que costura com linhas iguais diferentes questões. Há quantos anos eram seus contratados o Robson Aldir e o Ricardo Campello, baixas recentes? Em 1999, com 15 anos de casa, a Globo mandou Francisco Barbosa embora. (Ele voltaria duas vezes). Maurício Menezes (25 anos) e Hélio Júnior (12), descartados em 2001.

.o. O saudoso Haroldo de Andrade (velho e doente), 40 de casa, em 2002. Porque se insurgira contra o projeto “Globo Brasil”, que consistia nas transmissões de programas em rede. Antes dele (também velho e doente) Hélio Thys, um dos mais cultos produtores do veículo. Episódio máximo, o Áureo Ameno, 42 anos de serviços. Seu ‘pecado’. Elegera-se, em 1997, vereador pelo Rio.
_______
CURIOSIDADES & PRESTIGIO
.o. Umas curiosidades em torno do Jorge Luiz. Foi o Antônio Carlos que o levou para a Globo – ele era da Tupi. Em todo esse tempo na emissora, JL era curinga oficial do decano dos comunicadores da rádio. AC (não sabemos se por cláusula contratual), tira férias parceladas, em três períodos. É responsável pelo maior faturamento da empresa, agenciador de popular grupo de supermercados.

.o. O prestígio dele estaria balançando por causa da idade, ou motivo outro? Recentemente (no início do ano, diga-se), sua semana foi encurtada. Arrumaram para o espaço, um negócio chamado “Sábado-bado-bado-o”, que lembra desenho de TV, e foi entregue ao Mário Esteves. No programa, além de alguns colaboradores do veterano apresentador, foram mantidas determinadas seções.

.o. Mário incluiu nesse seu novo trabalho na Globo, quadros que apresentava na Manchete, prefixo pelo qual passara pela segunda vez. São destaques “Dois tempos – um musical de boa feitura – e o “Guru Mário”, sua interatividade com o ouvinte. (A propósito dessas remexidas. Em duas ocasiões Esteves saíra lá do Russel. Uma delas -- acredite! -- por ser dono de reluzente motocicleta.)
_______
DE VOLTA AO FUTURO
.o. Ao desligar-se da rádio que mais o projetara, José Carlos Araújo deixou para trás, uma promoção que marcara as jornadas esportivas que comandava no veículo. Trata-se de “Torcedor do futuro”, qual seja, a presença de colegiais na cabine das transmissões, com direito a opinar sobre o desenvolvimento dos jogos.

.o. Escolhidos mediante inscrições, os participantes eram regiamente presenteados e seu transporte bancados pelos patrocinadores. A promoção -- suspensa nas experimentais passagens dele pela Bradesco e Transamérica – voltou dia 27, no Domingo de Páscoa, em São Januário. Vitória do Vasco (naquele momento último invicto), 1 a 0 sobre o Botafogo, resultando na quebra de invencibilidade do alvinegro.

.o. Da equipe em que o Garotinho é uma das principais estrelas, também brilha, hoje, o repórter André Marques, que fora seu companheiro na rádio da Glória. Enquanto este se juntou ao grupo, o xará dele, André Ribeiro, que se recuperava de uma cirurgia, desvinculou-se da emissora do bairro de São Cristóvão. Retornava ao Ceará, seu estado de origem, para ser coordenador do esporte na Verdes Mares, em Fortaleza.
_______
PASSEANDO POR OUTRA
.o. O historiador Milton Teixeira, que até o ano passado participava de programas da emissora dos Marinho, trocou de prefixo. Integra, há poucos meses, a Bandnews Fluminense, no “Jornal da Bandnews, 1ª edição”, do Ricardo Boechat. Teixeira faz, com o sintonizador, ‘Um passeio pela história do Rio’, jeito de incentivar o turismo.

.o. Ancorado por Boechat, o informativo (7h30 às 9h30 das manhãs), mexeu com os índices da CBN, ‘a rádio que toca a notícia’, que, por muito tempo predominava no segmento. (Com isso, o corporativismo de mercado. Antes presença freqüente nas colunas de notas do autodenominado ‘maior jornal do país’, MT perdeu espaço.)
_______
MEMÓRIA VIVA
(*) A parceria Washington Rodrigues-Hilton Abi-Rihan foi, na Globo, detentora de um dos maiores sucessos no rádio em todos os tempos, embora num período curto. O “Show da madrugada” permaneceu em cartaz entre agosto de 1993 e maio de 1995. A atração, cheia de novidades, tinha como produtor Marcus Vinícius e, participação do Alberto Brandão que, além de relatar fatos pitorescos, mostrava sua verve de trovador.

Antes do Apolinho e Abi de Deus (forma que o Velho Apolo tratava o companheiro), era Adelzon Alves que dominava o horário. Durante 24 anos, dos 26 que prestara serviços à emissora, ele reunia nos estúdios a nata do samba de raiz. Ao criticar um empresário amigo do Roberto Marinho, Adelzon ganhou solenemente ‘bilhete azul’. A alternativa foi recorrerem ao Kléber Sayão, noticiarista da noite,não aprovado no posto.

Com o fim do programa (Apolinho afastara-se para ser diretor do Flamengo), surgiria, o “Show da Globo”, só com o Abi, que não emplacara. Demitido, ingressava na MEC AM. Madrugada novamente, em 1997. “Washington Rodrigues show”, aos domingos. Um impasse na renovação de contrato provocou a saída. Dele e de outros. A direção da rádio propôs reduzir os salários dos profissionais. Os que recusaram, ‘dançaram’
_______
S I N T O N I A
/o/ Hilton Abi-Rihan, acima referido não parou com o rádio, como outros aposentados. Produz e apresenta “Samba & histórias”, aos domingos na Brasil AM, em cadeia com a Rede da Boa Vontade.
/o/ Emendando o assunto. O humorista e produtor Sérgio Ricardo, dos mais atuantes na Globo, chama o David Rangel por David de Deus. Repete o tratamento do Apolinho ao antigo parceiro.
/o/ Há seis meses na casa, “Pop bola” ampliou seu espaço. O grupo dos Alexandres Araújo e Tavares, Lopes Maravilha e Alex Calheiros, assumiu o “Panorama esportivo, no domingo (3).
/o/ Os cardeais daquela emissora decidiram dobrar o tempo de duração do “Samba de primeira”, do Jorge Perlingeiro. O programa, aos sábados, também recuou seu horário, de 1h às 3h das tardes.

Um comentário:

  1. A demissão do Jorge Luiz foi mais uma mancada desse povo que não sabe fazer radio mas infelizmente esta a frente dele,entra e sai irresponsáveis na radio globo,eles já mudaram a programação "troicentas" vezes e não conseguem ganhar da tupi,porque será,né?eu só quero ver quem eles vão colocar para substituir o Antonio carlos e principalmente...quando o carnaval chegar...o perlingeiro talves,se estiver lá até a folia de momo,coisa que duvido muito,espero que o Jorge volte para a tupi,mesmo a emissora passando por dificuldade financeira seria um grande acerto da emissora de são Cristóvão,até porque o Cristiano Santos (muito carismático) mas não esta a altura para substituir nenhum dos comunicadores da casa que são: excelentes!!

    ResponderExcluir