Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Girando com as ondas (005)

UMA DÉCADA PERDIDA
Em time que está ganhando não se mexe – é frase recorrente nos meios esportivos. Tal assertiva pode ser aplicada também no tocante à grade de programação das emissoras de rádio (ou TV*). A análise que ora fazemos tem por base a planilha do confronto, nos últimos anos, entre as duas principais estações do Rio, igualmente populares, a primeira sediada na Glória, a outra, há pouco tempo em São Cristóvão.

.o. No quesito estabilidade, a dos Marinho vem perdendo feio na década, para sua rival. Tantas foram as modificações, que lembra certa cantora famosa, apesar de um único sucesso, notabilizada muito mais por sua constante troca de parceiros. Enquanto esta (a do Russel) lançava há três meses duas novidades – uma diária, à tarde¹, outra semanal, à noite² – a concorrente mantinha o seu quadro irretocável³.
_______
PAPEL DE NARCISO
.o. Vitupério é das palavras mais feias no dicionário. Serve para definir as pessoas que se autoelogiam. No “História de cada um”, segunda, 12, Antônio Carlos lia mensagem de um admirador do programa, afirmando, inclusive, ‘que seu café matinal é muito melhor’ por estar na sintonia . Ele comanda uma das raras atrações que permanece na grade há muito tempo -- desde janeiro de 1987, seguramente 29 anos.
_______
NAVE SEM RUMO
.o. Às noites sem futebol, “Dito e feito”, com Gláucia Araújo (ao entardecer), pela Nacional, tinha uma edição extra, até às 22h. Em duas semanas, apareceu um “Musical especial” no estilo ‘vitrolão’, comum às rádios do interior. Primeiro com o Cirilo Reis, depois com a Luciana do Valle e, nesta, o piloto automático no horário. Positivamente, a emissora é uma nave sem rumo, como um filme italiano.
________
SOB NOVA DIREÇÃO
.o. O comentarista Álvaro Oliveira Filho assume interinamente, mês que vem, a direção de jornalismo da CBN. Substituirá Mariza Tavares, que exerceu o cargo por 14 anos, dos 26 no SGR. Álvaro já foi gerente nacional de esporte na empresa. Sucedeu a Paulo Júlio Clement, o pioneiro na função. Mariza, que está saindo, parte para projetos pessoais. Vai se dedicar a uma editora no mercado de livros.
_______
OLIMPÍADA EM AM
.o. A ‘Seleção’ Rádio Globo-CBN vai fazer, em tempo integral, a cobertura das competições da Rio 2016, os Jogos Olímpicos. Será no AM 1220 – dizem as chamadas. Com isso, evidentemente, a programação normal durante a Olimpíada, chegará ao público através do FM 98,1 (na matriz), AM 860 e FM 92,5,(sintonias da sua filial), além de outras plataformas, internet, os aplicativos de celulares e tablets.
_______
O AMIGO, OS HERÓIS
.o. Popularizado como ‘O amigo da madrugada’, em tempos remotos, Adelzon Alves deixou gravado, um belíssimo trabalho na combalida Nacional -- “Um século de samba”. Ele foi mais um a sair da emissora, neste ano de incertezas. Verdadeiros heróis da resistência, os que estão na casa, hoje, sem perspectivas de melhorias, veteranos Gerdal, Daysi, Confette e Geraldo do Norte, os novatos Dilo Araújo e Laio Jr.
_______
I N T E R V A L O
¹ “Tá’ rolando música”, com Ana Paula Portuguesa e Bruno Mattos. De segunda a sexta, das 13 às 16. Desbancou, por tabela, “Alegria ao meio dia” e o “David da vida”. (Nunca, numa rádio importante, se viu coisa igual, a não ser na ‘Revolução’).
.
² “Se liga no sábado”, com Guilherme Gillo -- que dispensou o Alves do sobrenome -- , é o ocupante da vaga deixada pelo “Plantão de Notícias”. (Qualquer semelhança com o “Se liga Brasil” e “Se liga Rio”, lançados em 2006, mera coincidência).

³ A grade-Tupi pouco mudou em dez anos. Contratados Francisco Barbosa (em 2006), Haroldo de Andrade (2008), e Mário Belisário (2013). Haroldo, de semanal, em 2014 para o lugar do Barbosa, diário. Belisário para o do Sílvio Samper.
_______

* A cada mês, últimamente, o "Fantástico" estreia um quadro. Fosse emplacada a terça parte das novidades, a revista precisaria de umas cinco horas de duração. Empataria com o seu adversário, emérito vendedor de perfumes, e ilusões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário