Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Girando com as ondas (014)

AS REPRISES EM ALTA
A Rádio Bradesco Esportes (de São Paulo), transmite nas noites das sextas-feiras, com reprise aos domingos, pelas manhãs, um programa de nome curioso: “Fala moleque”. Nas últimas edições, dias 28 e 30, Ricardo Boechat era o personagem focalizado. Quem participa do programa é sabatinado por, pelo menos, duas horas.Um tiroteio verbal.
.o. No finalzinho da atração, apareceu o Milton Neves e, o inevitável ‘rasga seda’. Ele afirmou, entre outras coisas, que “Boechat é o maior jornalista do país”. Um dos mais bem-sucedido agenciador de publicidade na mídia eletrônica, Milton faz diariamente nas rádios do grupo, dezoito boletins (gravados, é claro).

OS ‘DONOS’ E O ‘B’
.o. O mais badalado programa que a Bradesco reprisa é “Os donos da bola”, originário da TV. Vai ao ar nas tardes e à noite, de segunda a sexta. Na CBN tem um parecido -- “O lado B da bola”, no mesmo período e horários. Reprises no rádio é um modismo que vem se intensificando. Surgiu no declínio da Nacional, sucateada após a Revolução de 1964.

.o. A Nacional e a MEC AM (da EBC) travam séria ‘briga’ no quesito reprises. No balaio estão programas como o “Época de ouro”, “Eles, vozes da MPB”, “Elas, vozes da MPB”, “Garimpo”, “Maestro MPB”, “Ouvindo música”, “Fole e viola”, “Estúdios F – momentos musicais da Funarte” e, “O rádio faz história”.

A JANET REDIVIVE
.o. De uma plêiade de novelistas que fizeram nome no rádio, Janet Clair (1925-1983) foi, sem dúvida, a que conseguiu maior consagração na TV. “Pai herói”, um dos seus sucessos (exibido pela Globo em 1979), está sendo reprisado no momento pelo canal Viva.Janet escreveu para as rádios Tupi e Tamoio nos finais dos anos 40.

.o. As rádios dos Associados tinha um pequeno, mas seleto time de novelistas, destacando-se, Jota Silvestre, Dulce Santucci e Luiz Quirino. No elenco de atores, Lima Duarte, Antônio Leite, Dario Lourenço, Dandrea Neto, Paulo Porto, Newton da Matta, Radamés Celestino, Nair Amorim, Nely Villanova, Luiza Nazareth, entre outros.

PASSADO, PRESENTE
.o. A jornalista Gabriela Sá Pessoa, da “Folha de S.Paulo” entrevistou Lima Duarte¹ e Tony Ramos, principais intérpretes de “Pai herói’. Um trecho: “Atravessaram os mesmos tempos frugais para astros da televisão. Com atrasos nos salários que se arrastavam por até quatro meses, precisavam fazer temporadas no teatro durante as novelas. E, ‘perseguiam boca de gringo’ (trabalhos como dublador), diz Tony.

.o. Alguma semelhança, tantos anos depois, com a última do império construído por Assis Chateaubriand, mais que mera coincidência. Já naquelas ocasiões, as empresas do ‘Velho Capitão’, através de um tal condomínio, maltratavam os seus artistas e funcionários.Não era uma particularidade dos Associados. A Continental, dos “Comandos” do Carlos Pallut remunerava seus profissionais a base de ‘vales’.

I N T E R C A L A D A S
O bombardeio da imprensa conservadora, -- “Veja” e “O Globo”, na dianteira --, não conseguiu impedir que um representante da Igreja Universal fosse eleito prefeito do Rio, segunda mais importante capital do país.
_______
Ignorá-lo, quem há-de. A empresa dos Marinho encarregou o Roberto Canázio de uma ‘espinhosa’ missão. O programa dele, no rádio carioca, foi o primeiro a entrevistar o senador Marcelo Crivela, novo prefeito.
_______
Na segunda-feira (31), Crivela ganhou espaço generoso, trinta minutos na atração matinal. O apresentador quis saber dos secretários escolhidos e, ouviu que, o de Comunicação, poderia ser ele, seu entrevistador.
_______
Não, rebateu, Canázio. Jamais eu trocaria o microfone por uma atividade política. O papel social do radialista -- afirmou -- é ser cúmplice das autoridades. É cobrar as realizações dos seus projetos de campanha.
_______
¹ Antes de ser ator, Lima Duarte foi sonoplasta, depois dirigiu programas de rádio. Foi um dos pioneiros da TV Tupi, inaugurada em 1952 na capital paulista. Tony Ramos, como indica o texto, companheiro dele na emissora do 'Chatô', extinta em 1980, quando estava sediada na Urca, Rio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário