Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Girando com as ondas (020)

O ÂNCORA 6 DO “CBN RIO”
Em sua primeira experiência como locutor, o Fernando Molica vai bem (muito bem) no comando do “CBN Rio”, onde estreou na segunda-feira (16). Jornalista com mais de 30 anos de carreira vividos nos principais veículos – o último, na condição de colunista de “O Dia” – Molica é o sexto âncora na história do programa, lançado em outubro de 1991.

.o. Ao longo desses 25 anos, no entanto, ninguém foi melhor apresentador do “CBN Rio” do que o Sidney Rezende, um dos fundadores, e o que permaneceu por mais tempo. Sidney perdeu o posto em 2009, depois de um desentendimento com a todo-poderosa Mariza Tavares (terceira diretora do jornalismo), que saiu em 2016 para um projeto literário.

.o. Além do Sidney Rezende, foram titulares do “CBN Rio”, no período, os jornalistas Maurício Martins, Lúcia Hipólito, Octávio Guedes e Carolina Morand. Nas funções de repórteres e apresentadoras transitórias, atuaram Lilian Ribeiro e Bianca Santos – esta integrando a equipe agora liderada por Fernando Molica, sendo a produção de Ricardo Porto.

UM CASO INUSITADO
.o. Durante a maior parte deste mês (26 dias), a Tupi continuou operando no piloto automático. A greve, iniciada no apagar das luzes de 2016 – 30 de dezembro --, não trouxe uma solução para o impasse, qual seja, o pagamento dos salários atrasados há vários meses. Afinal, a rádio foi vendida ou não foi? Seria o dono da Top SP, realmente o negociador?

.o. O mais intrigante nisso tudo, é que nenhum jornal, mesmo da linha popular tenha tratado do assunto. Os medalhões se omitem, como se nada tivessem com o problema, caso inusitado na história do veículo, não se restringindo ao Rio, mas abrangendo o meio nos rincões do país. Ironicamente, há quem assegure ‘que brasileiro não vive sem rádio’.

NÃO VAI ABRIGAR TODOS
.o. Enquanto as duas mais importantes emissoras cariocas reduziram seus quadros dispensando profissionais destacados, a Bradesco vai abrindo vagas para os destituídos. Carla Matera é a nova aquisição da rádio com nome de banco. É certo, porém, que não haverá, no prefixo, o aproveitamento daqueles que ainda se encontram desempregados.

.o. Reunir Antônio Carlos Duarte, Eugênio Leal, Sérgio Américo, Sérgio Lobo, Jota Santiago e Vinício Gama foi – não se pode negar – uma atitude louvável do Edilson Silva. O preço, evidentemente, teve o caráter de custo-benefício. A cada novo contratado, dava-se o afastamento de dois, que antes formavam na equipe. Uma logística do empreendedorismo.

I N T E R L I G A D A S
.o. O jogo do Brasil com a Colômbia (seleção do Tite 1 a 0), renda a favor da Chapecoense, marcou a estreia de Jota Santiago na Bradesco.
_______
.o. Jota se juntou a quatro ex-colegas, que integraram o ‘pacote’ de demissões da Tupi, distribuído em julho do ano recentemente terminado.
_______
.o. O calvário de incertezas em que a outrora líder dos Associados mergulhou, leva-a para um caminho de perdas de público e anunciantes.
_______
.o. A permanecer por mais tempo no regime precário do ‘vitrolão’, candidata-se, em desvantagem, a concorrer apenas com O Dia e a Mania.
_______
MEMÓRIA VIVA
.o. A grande notícia no primeiro semestre de 1997 fora a contratação, pela Tupi, do Áureo Ameno, que conquistara no ano anterior um mandato para a Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. Dispensado no início do período (justamente por se eleger), Áureo era o mais antigo funcionário da Rádio Globo, nela ingressando como repórter ao fazer a cobertura do suicídio de Getúlio Vargas, em 1954.

.o. Participante do “Show do Antônio Carlos”,passou para o do “Clóvis Monteiro”, e ganhou um quadro na “Patrulha da Cidade”, de defesa do consumidor. Estreara oficialmente em 23 de junho, porém fizera questão de uma pré-estreia (dia 20), para, na condição de comentarista, prestigiar seu velho companheiro Doalcei Camargo . Este, mesmo adoentado, transmitira de São Januário, naquela noite, a partida entre o Vasco e Penãrol, pela Supercopa dos Campeões.
_______

HORAFINAL.COM
.o. Virtual comprador da concessão da Tupi, Paulo Masci de Abreu é dono da Rede Mundial de Comunicações, de que fazem parte emissoras de rádio e TV do Rio e São Paulo. No começo, ele foi sócio da Capital (ex-Continental), há alguns anos administrada por uma seita evangélica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário