Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Ouvindo as ondas

O MELHOR DE CADA UM
Elogio em boca própria é vitupério, segundo os mais vividos. Você quer saber? Está no Caldas Aulete, Larousse, Aurélio e outros. Na 102,9 proclamam diariamente ser a “Rádio Mania, a melhor do Brasil”, insinuante afirmativa.

Só se for para o público da classe D, consumidor das canções que fazem parte do repertório de um Pique Novo, ImaginaSamba, Thiaguinho e congêneres. Convencer é uma das finalidades do marketing, no caso, do ‘efeito-camarão’.

A malandragem no linguajar do sambista é sinônimo de vivacidade. Na história recente, uma página cantada por Zeca Pagodinho dá o alerta: "Camarão que dorme, a onda leva". Os marqueteiros aproveitam as brechas do discernimento.

BEM POPULAR
Há seis meses (e depois de três décadas) Antônio Carlos voltava às suas origens, a Tupi. A tiracolo, Aldenora Santos, que formara dupla com Carlos Hamilton na primeira versão do programa e, além dela, fiéis colaboradores dos últimos anos.

Campello (o ouvidor), Zora (astróloga), Juçara (colunista de celebridades), Karla (destaques do dia) e, ainda, Mário Aguiar, sonoplasta, todos ‘oriundis’ da Glória. Conforme expressão de um narrador esportivo, ‘tem que respeitar’ o vigor do AC.

A pontuação no Ibope ‘segura’ o venerando. Por isso mesmo, ele repete nas manhãs que "vamos fazer um excelente programa de rádio”. Um dos trunfos, distribuir ‘vale no valor’ de 200 reais do supermercado G para as contempladas.

Manter um programa diário por tanto tempo em cartaz representa, inegavelmente, uma heróica façanha. O feito se torna mais impactante, pelo sucesso que AC desfruta junto ao público, que não ‘tá’ nem aí’ pela inexistência de renovação.

DESIGUALDADE
Na Transamérica-Rio,emissora dedicada à música pop, há espaço (pequeno, diga-se) para o esporte. A equipe, atualmente na ‘conta do chá’, reúne jovens profissionais de reconhecidas qualidades, uma geração de batalhadores.

Um quarteto – locutor, comentarista, repórter e plantonista – integra o grupo. Idealizado pela matriz em São Paulo, o bordão apregoa: “Transamérica, a melhor do futebol”. Pela estrutura da paulista, se justifica. Na do Rio, é som de piada.

Quando os bravos subalternos do Eder Luiz utilizam-se das palavras-chaves que o mestre determina, nem os adolescentes na sintonia, acreditam. Entre a vibração de um gol ou lance emocionante, a pergunta:“Enganando a quem, cara pálida?”

A RODA, A VIDA
o. No impedimento do Garotinho 2, a Tupi ampliou em 30 minutos o programa do Clóvis Monteiro, agora das 8h às 10h. Luiz Felipe de Mello, produtor do radialista-político (sob custódia da Justiça) é o novo integrante da bancada do Clóvis.

o. Durou de 10 ao dia 24 último a greve dos funcionários da EBC. Reclamavam do congelamento dos salários e da ameaça de perder benefícios. No período, programas ao vivo utilizaram o Plano B, gravados. Os demais, piloto automático.

o. Com a lembrança de um clássico de Chico Buarque, em background, ilustramos as notas acima. “Roda vida, roda gigante/Roda moinho, roda pião/A vida virou num instante/Na roda do meu coração”. Mundo gira, a fila anda.

_______
HORAFINAL.COM
Isabela Benito, do SBT, será a partir de segunda-feira (11), apresentadora da Tupi. Vai ocupar o horário do provisório “Super Manhã’, das 10h às 11h. Anunciada pelo Cristiano Santos, que a classificou como “presente de Natal”.

HORAFINAL DOIS
A Mania FM comemorou aniversário no domingo (3). Duplamente festejado. No Espaço Cultural Porto da Pedra, em São Gonçalo, e na Estação Primeira de Mangueira, Rio. Artistas populares presentes. Informes do site Tudo Rádio.

HORAFINAL TRÊS
E, a gloriosa emissora da Rua do Russel, hein? Na pré-mudança de endereço ‘esqueceu’ de uma tradicional comemoração. O 73° aniversário passou em ‘brancas nuvens’. Culpada foi a crise. Data quebrada não tem mais sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário