Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Ouvindo as ondas

CARNAVAL (DA TV) NO RÁDIO
Um dia nos distantes anos 60 Mário Luiz (1925-2009) criaria, mirando os festejos pelo Rei Momo, o “Globo, Comando Geral do Carnaval”. Para fazer confronto com a emissora Continental, que era o braço forte das Organizações Rubem Berrado.

.o. O “Comando...” que animava a programação diurna naquele período, ‘subiu no telhado’. Parafraseando marchinha do Zeketti, ‘este ano não vai ser igual aqueles que passaram’. A Nova Globo, reinvenção dos cardeais, tem tudo a ver com isso.

.o. Não será surpresa se, tal como vem acontecendo com o futebol, o promocional seguir o mesmo modelo, isto é, “Carnaval (da TV) Globo no Rádio”. O projeto descortina que haverá reprodução dos desfiles das escolas exibidos na tela.

.o. Profissionais que vivenciavam as agremiações na Marquês de Sapucaí foram dispensados. Jorge Luiz (em 2015), Alexandre Ferreira (2016), o David Rangel (ano passado), e um grupo de repórteres -- Robson Aldir, Silvana Maciel e etc.

.o. Dos novatos de talento, resta o Guilherme Grillo. Mas, como o ditado popular, ‘uma andorinha não faz verão’. Bem verdade que, nessas ocasiões, valores do esporte também são utilizados. Não cobrem, porém, o movimento na ‘avenida’.
_______

IMAGEM FICA
O “Comando”, um especial para preencher os horários normais nos dias de folia, foi uma interessante atração anual. Seis décadas depois, ficou para trás, como a imagem dos trilhos que passageiro do metrô vê à medida que o veículo anda.

NO MUNDO(*)
Também antigos, alguns programas ainda compondo a grade das cariocas. O mais velho deles, “No Mundo da Bola”, existente há 79 anos pelas ondas da Nacional, criação do Antônio Cordeiro, que se classificava ‘speaker cronista”.

AVE-MARIA
O segundo, a “Oração da Ave-Maria”, na Tupi, com o Júlio Louzada (1921-1993), era às 6h da tarde, na Hora do Ângelus. Completou 68 anos em 2017 e, foi numa época, sequência do “Pausa Para Meditação”, com o Louzada conselheiro.

A PATRULHA
Ainda na então líder dos Diários Associados, outro ‘velhinho’-- a “Patrulha da Cidade”, 57 anos na temporada que terminou recentemente. Idealizado por Oduvaldo Cozzi (1915-1978), materializado por Affonso Soares (1923-2007).

DAYSI... ALÔ
Nessa, que se pode denominar ‘surreal’, a rádio um tempo considerada 'maior da América Latina’, deu outra contribuição, o “Alô Daysi”, com a atriz e comunicadora Daysi Lúcidi. Resiste há 46 anos, embora rebaixado à condição de semanal.

ERA DA GlÓRIA
Antes de trocar a Globo pela Tupi, com o programa que leva seu nome, Antônio Carlos assinalava 40 anos no dial. Foram dez anos na emissora em que lançara o show, e grande maioria na emissora da Glória, na tão citada Rua do Russel.

E... DO GIRO
Tupi novamente na trincheira dos resistentes. Agora, com o “Giro Esportivo”, que acaba de ingressar na faixa dos 30. Surgido em 1988, tem o comando de Wagner Menezes há cerca de 20. Marcus Aurélio e Luiz Ribeiro, os predecessores.

1ª ALL NEWS
Fechando o ciclo, a pioneira all news. Com o “CBN Madrugada”, “Primeiras Notícias”, “Jornal da CBN” (1ª e 2ª edições), “CBN Rio”, “CBN nos Esportes”, e outros. Inauguradores da rádio em 1°de outubro de 1991. São 26 anos no ar.

(*) O decano dos esportivos do rádio é, há mais de duas décadas, apresentado pelo Carlos Borges. No começo, em quinze minutos, só relatava notícias dos jornais. Seus condutores, entre outros, Washington Rodrigues e Luiz Penido.
_______

HORAFINAL.COM
Manhã de quarta-feira (24). Clóvis Monteiro convoca o Cláudio Britto, da Rádio Gaúcha, para falar sobre o julgamento de Lula. Elogia o colega. Ele diz estar no ramo desde 1965. E, conclui: “O pessoal ainda não se cansaram de mim”. (sic)



Nenhum comentário:

Postar um comentário