Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Rádiomania, o Livro/32

AS FASES DO HAROLDO (D-4)
Domingo, 3 de agosto de 2008. Nove horas da manhã. Cinco meses e dois dias após a morte do consagrado radialista, o programa que ele criou voltava a ser apresentado. Com as mesmas características, a mesma concepção -- o “Bom Dia”, notícias da cidade, entrevistas, os “Debates Populares”... Quadros novos também participavam da atração: “Lua de Mel; Lua de Fel” e “Bíblia, de A a Z”.

Haroldo Jr., herdaria o que era do seu progenitor. Com ele aprendera o ofício, paixão de ambos, sustento de suas famílias. Ao assumir o programa, ele abandonava o Jr. E, no programa de estreia, o “Bom Dia” tivera como tema justamente a expressão ‘Em Nome do Pai”. Pura emoção. De um lado, o comunicador no estúdio. De outro, os apreciadores do rádio na sua essência.

Os críticos, claraamete, torceram o nariz. Dentre os que cultuavam o apresentador, o caso era visto sob prisma diferente. O “Bom Dia” na voz do sucessor aproveitava, de início, material da carreira do pranteado radialista. Se do Alfredo Raimundo; do Ricardo Henriques; do Marcos Di Giácomo; ou do Haroldinho – uma grande ideia, preservar o nome de quem dignificou a profissão.

As justificativas para o afastamento em 2002 (“a empresa visava atender outras praças”, “vamos nacionalizar o horário”), não passaram de engodo. Na verdade, a estratégia tinha por objetivo reduzir custo – e, já naquela ocasião, o que viria a ser termo recorrente, “enxugar a folha’. Paulo Lopes, em São Paulo, Haroldo de Andrade, no Rio, altamente remunerados, foram demitidos num mesmo período.

(Antes a representante paulista puxava o tapete do Rony Magrini, por igual motivo). No lugar do Lopes, lançava Miguel Dias, que inaugurava, em 2001, o “Manhã na Globo”. Miguel morria pouco depois de festejar um ano do programa. Laércio Maciel substituía-o. Na vaga do Haroldo ficava o Loureiro Neto (1932-2014),recuado para as 10h, devido a mudança do Pe. Marcelo para às manhãs.


MEMÓRIA-2007
Francisco Carioca ingressava na Manchete, em meados do ano, depois de se desligar da Globo, onde trabalhara pela quarta vez. Chegava na AM 760 para, com um show de meia-noite às 3h, substituir o André Rodrigues, do “Vale Tudo”.

Titular de um programa de 3 horas, começando às 9h, Anthony Garotinho acumulava funções na mesma emissora, a partir de outubro. Apresentava das 5h às 6h das manhãs, denominado como “Hora Certa Premiada”, cartaz religioso.

Pouco antes de completar um ano na Globo, Roberto Canázio levava para o novo endereço,Ana Paula Portuguesa. Colunista de celebridades, ela se destacara no programa que ele comandava na Tupi até o final de setembro de 2006.





Nenhum comentário:

Postar um comentário