Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Rádiomania, o Livro/35

SHOW NA MEDIDA CERTA
A rotatividade de comunicadores na Rádio Globo nos fins de tarde fora uma constante no início dos anos 80. Em 1982 o titular do horário era Roberto Figueiredo, depois Gilberto Lima, falecido prematuramente, e, no lugar dele, Carlos Bianchini. A partir de 1983, chegava a vez do Edmo Zarife, com o “Show das Cinco – o Rio Total”. Logo adiante, a última expressão prevalecia como nome.

Zarife começara a trabalhar na Globo em plena ditadura militar, isto é, em 1967. Ele, que vinha de uma experiência no rádio de Nova Friburgo, sua terra natal, acabaria se firmando na função de comunicador com esse programa. Dono de uma voz privilegiada, passaria a gravar as vinhetas e chamadas da emissora, tarefa anteriormente desenvolvida pelo Mário Luiz, o então chefe dos locutores.

No conceito de quem curte rádio na sua plenitude (e há mais tempo), Zarife foi um legítimo sucessor do Fernando Garcia, cognominado numa época, o ‘homem voz’. Fernando deixou seu nome na história do rádio, especialmente nas gravações de jingles e, particularmente no “Big Broadcasting Matinal d’A Exposição” na Mayrink Veiga. O “Big...” ganharia versão na JB AM, com o Teófilo de Vasconcellos.

“Rio Total”, um show na medida certa, marcou uma boa fase na Globo. Foi através dele que a emissora deu uma sacudidela no seu jornalismo. O setor andava meio devagar, com o sistema do ‘gilete press’, no qual os redatores tinham como rotina refundir matérias do jornal da empresa. A Globo se renovava, inspirando-se na Continental. Fraca em recursos, ela explorava melhor o campo.

Com isso, os profissionais da notícia se valorizavam, sendo os repórteres os mais beneficiados. A melhoria ocorrera na administração do Paulo César Ferreira (‘uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa’). PCF, jornalista e ex-locutor da Rádio Metropolitana, se tornaria um bem-sucedido empresário de comunicação.

MEMÓRIA-2009
O rádio perdia em agosto – 28 e 29 – o locutor esportivo Doalcei Camargo e o comunicador Francisco Carioca. Eles trabalharam nas principais emissoras do Rio. Aquele mais de 20 anos na Tupi. O outro, por três vezes na equipe da Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário