Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

terça-feira, 12 de junho de 2018

ERA O BRASIL O PAÍS DO FUTEBOL? (1)

Momentos/DA PELADA AO AFONSINHO

Manhã de terça-feira cinzenta num inverno remoto. Não sabemos, até agora, o que deu na cabeça do programador daquela FM. No rádio do carro, Milton Nascimento cantava o estribilho de um tema dele e Fernando Brandt: “Brasil está vazio nas tardes de domingo, ‘né’/Olha o sambão, aqui é o país do futebol...”

Ao anoitecer daquele dia, Luiz Mendes, no “Globo Esportivo”, reeditava crônicas da série “Da Pelada ao Pelé”, que lançara em sua passagem pela Rádio Nacional nos finais dos anos 70. Ao título, incluíamos uma paráfrase com o “Meio Campo” do Gilberto Gil, homenagem ao Afonsinho, até maio de 2011, um craque em atividade no time de veteranos da Ilha do Governador.

Na letra curta, tal qual um tiro direto, o compositor assinalava: “Prezado amigo Afonsinho/eu continuo aqui mesmo/Aperfeiçoando o imperfeito/Dando um tempo/dando um jeito/Desprezando a perfeição/que a perfeição é uma meta/Defendida pelo goleiro/que joga na seleção/E eu não sou Pelé nem nada/se muito for, eu sou Tostão/Fazer gol nessa partida/não é fácil meu irmão”.

_______
Em 25 de setembro de 2012, o rádio no Brasil completava 90 anos de existência, muito distante de ser a escola franca e risonha conforme apregoava um poeta. No país do futebol era uma expressão recorrente, em que muitos se apoiavam numa espécie de fuga de seus problemas. Diversão barata para os freqüentadores dos estádios e, também, para os inúmeros peladeiros nos campos de várzea.

Misturados a tantos pernas de paus que nessas competições apareciam (e ainda aparecem), embora os campos deram, em geral, lugares para os conjuntos habitacionais, modernos (e modestos) condomínios, alguns gênios foram descobertos. Tão importantes que jamais criam raízes no país em que surgem.

Olhando no retrovisor de anos recentes, minorias de jogadores que atuam no país, são chamados para a Seleção. Nas Copas do Mundo,os escolhidos, inevitavelmente, brilham na Espanha, França, Inglaterra, Itália e etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário