Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

quinta-feira, 14 de junho de 2018

ERA O BRASIL O PAÍS DO FUTEBOL? (2)

Momentos/ BEM PERTO, E DISTANTE

Quinze emissoras de rádios brasileiras compraram os direitos de transmissão dos jogos da Copa do Mundo da Rússia que começa hoje, informou Eduardo Geraque, da “Folha de S. Paulo”, na quarta-feira (13). A Transamérica, de São Paulo deverá ter uma das maiores equipes, 12 pessoas. O número de rádios assemelha-se ao da Copa do Japão e da Coreia do Sul, quando o Brasil conquistou o pentacampeonato.

A hegemonia do rádio no país em transmissão de Mundial caiu em 1966 – lembrou o repórter. Na competição posterior (1970) o rádio passou a sofrer concorrência da televisão, agravando-se com a entrada da internet, reduzindo ainda mais o seu campo. No Rio de Janeiro, Globo, CBN e Tupi vão dividir as atenções dos ouvintes.

A lista deste ano da Copa tem cadeias nacionais e regionais. Bandeirantes e Globo, de um lado, de outro Gaúcha, de Porto Alegre, e Itatiaia, de Belo Horizonte. Verdes Mares, de Fortaleza, e Jornal do Commercio, de Recife, representam o Nordeste. O Centro-Oeste será representado pela Sagres 730, a antiga Clube de Goiânia.

O alto custo de transmitir um campeonato tão distante e os preços cobrados pela Fifa – assinala Geraque – inviabilizaram o trabalho de diversas emissoras. A compra de uma posição no estádio para três profissionais, fica por RS$ 37, 8 mil, ou seja, US$ 10 mil.

A maioria das rádios não mandou equipe ao país do Klemilin. No máximo, dois correspondentes para acompanharem os jogos e bastidores da seleção. As emissoras estão acostumadas a utilizar, em algumas partidas, o recurso do off the tube, prática que se enraizou nos campeonatos internacionais, interestaduais e, inclusive, locais.

Consiste (para quem ainda não despertou -- e a crise contribui para que isso aconteça) nas atuações de narradores, comentaristas e repórteres em estúdios diante da televisão.
_______
A Fifa divulgou esta semana, alguns jornais e sites publicaram as rádios brasileiras que estarão presentes na Copa da Rússia. De São Paulo -- Jovem Pan, Globo, CBN, Bandeirantes e Transamérica; Em rede nacional – Globo e EBC; Rio -- Globo, CBN e Tupi; Belo Horizonte – Itatiaia; Porto Alegre -- Gaúcha; Fortaleza – Verdes Mares; Goiânia – Sagres 730 (que já foi Clube de Goiânia); e Recife – Jornal do Commercio.
_______
DE OLHO NA TV
GOLEADA NA ESTREIA

A Rússia goleou a Arábia Saudita por 5 a 0 na abertura da Copa 2018 nesta quinta-feira (14). O resultado, segundo dados oficiais, é inédito em estreias desde 1954. A partida levou 78 mil torcedores ao estádio de Lujnik, em Moscou.

José Carlos Araújo, no Rio, narrou pela Tupi, com os comentários de Washington Rodrigues, reportagens de Wagner Menezes e André Marques. Do local, participação de Wellington Campos, também correspondente da Itatiaia, MG.

Em São Paulo, Ulisses Costa transmitiu para a Bandeirantes (cadeia com a Bandnews). Seus companheiros na jornada, o comentarista Ricardo Capriotti, os repórteres Claudio Zaidan e Artur Covre -- este na arena da competição.






Nenhum comentário:

Postar um comentário