Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

sábado, 16 de junho de 2018

ERA O BRASIL O PAÍS DO FUTEBOL? (3)

Momentos/INDIVÍDUO COMPETENTE

A liderança da Rádio Globo, uma hegemonia de 40 anos deveu-se em grande parte aos índices alcançados pelas transmissões esportivas. O comando na ocasião, estava com Waldir Amaral ((1926-1997), que ingressara na emissora em 1961. Muitos torcedores não gostavam de seu jeito de narrar e, os críticos de plantão apontavam como seus defeitos, a voz acentuadamente anasalada e o atraso com que descrevia os lances. Era, no entanto, o estilo dele.

Consciente, disfarçava na consulta aos ‘pontas’ (repórteres atrás das balizas): “Em cima do lance, Fulano”. Ele se equivocava inúmeras vezes ao citar os nomes de jogadores. Nenhum de seus auxiliares, até os mais próximos, corrigiam-no.

Locutor comercial da Rádio Tupi tão logo chegara ao Rio, Waldir se transferia em 1948 para a Continental, onde começava a se dedicar ao esporte. Foi ‘ponta’ de Oduvaldo Cozzi, principal narrador da “cem por cento esportiva”, uma das emissoras do grupo Rubem Berardo. Com a saída de Cozzi (foi ser diretor da Tupi), Waldir passava a chefiar do setor. Criativo e detalhista, dava asas à imaginação inovando no formato de programas esportivos e transmissões.

Primava pela facilidade de inventar bordões e, via como poucos nos candidatos que o procuravam, qualidades de se tornarem profissionais. O recurso das vinhetas, modernizaram-se com ele, que materializou, ainda, as de narradores, comentaristas e repórteres.

“O relógio maaaaarca...” “Você ouvinte, é a nossa meta!” “Indivíduo competente”... “Está deserto e adormecido o gigante do Maracanã” – alguns slogans que ele criou. Goiano, carioca honorário, inesquecível nas jornadas esportivas e organização de equipes.

Por iniciativa de José Carlos Araújo, o Garotinho, que o sucedera e foi um dos valores por ele revelados, a cabine da Globo “no maior estádio do mundo” ganhou de batismo o seu nome. Para atender as exigências da Copa do Mundo de 2014, tudo virou poeira com a derrubada de um monumento histórico.

Em 1982 Waldir saiu da Globo. Ingressou na Jornal do Brasil AM, cuja tradição de esporte era o turfe. Na JB (extinta em abril de 1993) o futebol não vingaria, havendo inteira rejeição de seus ouvintes. Levou seu para a Nacional, o que acontecera em outubro de 1986. Não terminaria o que acertaria com a casa. Em 1991 produzia uma crônica diária (ao anoitecer) na Capital, freqüência que pertencera a Continental. Foi ali que começara a se projetar.
_______
DE OLHO NA TV
FRANÇA VENCE A AUSTRÁLIA

Em seu 3º dia da Copa na Rússia, a França, campeã de 1998, venceu a Austrália por 2 a 1 (com um gol de pênalti), neste sábado (16) no estádio de Kazan. O jogo foi decidido nos quatro minutos do 2° tempo.
.
Uma das favoritas da 21ª Copa, a França já participou de quatro Mundiais, enquanto a Austrália, que estreou em 1974, se apresenta na competição (trinta e duas representações este ano) pela 4ª vez.

A Nacional-Rio transmitiu com André Luiz Mendes, Mário Silva, (comentarista) e Rodrigo Ricardo (repórter).Edson Mauro pela Globo/CBN, Francisco Aielo nos comentários, Renan Moura nas reportagens.



Nenhum comentário:

Postar um comentário