Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Rádiomania, o Livro/57

PELAS MADRUGADAS
“Washington Rodrigues Show”, cuja estreia ocorrera em 17 de março de 1997, marcava a volta do Apolinho às madrugadas da Globo. Era apresentado aos domingos, de meia-noite às 3h. Até maio de 1995, no período de dois anos, o Velho Apolo dividia com Hilton Abi-Rihan, o “Show da Madrugada”, de segunda a sexta.

O alto índice de audiência do programa tinha o dobro do alcançado por todas as emissoras do Rio juntas. Na mesma data era lançado o “Parada das Paradas”, com Francisco Carioca (1934-2009), em lugar do “Toca-Tudo”, do Antônio Luiz (1947-2001). A ele destinavam-se as audições noturnas do “Sábado...” e “Domingo na Globo”.

Há muito que o Apolinho era íntimo das madrugadas. A experiência se dera no início dos anos 70 na antiga Continental, por apenas seis meses. Posteriormente na Tupi, entre 1973 e 1977, fez um programa de grande apelo popular, que atraía ao estúdio uma plateia. Collid Filho (1930-2004), assumira a vaga eternizando-se no horário.

Simultaneamente às atividades de repórter esportivo, Apolinho também foi apresentador, dois anos depois, de um programa da Nacional nas madrugadas. Embora curto, superior ao da Continental. Nas manhãs do ano seguinte, às 8h, “Nacional 80” com o Abi-Rihan.

_______
Os bastidores do rádio fervilhavam nas duas primeiras semanas de agosto de 1998. Na segunda-feira 10, o comentarista Washington Rodrigues licenciava-se da Globo para ser diretor-técnico do Flamengo, um desafio. O amor pelo clube falava mais alto. Também nesse dia, por coincidência (nada agradável) Hilton Abi-Rihan recebia bilhete azul da emissora, onde se encontrava há dois anos, levado pelo velho companheiro, pois, fora dispensado da Nacional em 1991.

Naquele mês, chamava-se “Show da Globo” o programa com o Abi. A solução da rádio foi escalar o Francisco Barbosa, com uma reprise do programa que ele apresentada às tardes. Como estratégia nas chamadas, a afirmativa de ‘o ouvinte pediu’. Tratava-se de uma medida transitória, mas emplacaria, surpreendendo pela receptividade.

_______
Em sua segunda passagem pela Tupi iniciada em fevereiro de 1999, Washington Rodrigues viria repetir o sucesso de seu primeiro programa na Globo. A partir de 2005 o “Show do Apolinho” embalava na preferência dos ouvintes em sete temporadas consecutivas, culminando com os seus 50 anos de rádio, em fevereiro de 2012.

O percurso alcançado faz parte de uma história começada com o “Beque Parado”, de Dolar Tanus (hoje, nome de rua no Rio), de quem Washington era auxiliar na Guanabara. Celeiro de valores, a emissora (rebatizada Bandeirantes) revelaria nomes da importância do Sílvio Santos, Fernanda Montenegro,Alfredo Raimundo, Maurício Sherman, Chico Anísio (1931-2012), e outros.

M E M Ó R I A
A Globo mudava sua freqüência em FM de 89,3 para 89,5 em fevereiro de 2011. A unificação com o AM 1220 vinha acontecendo desde maio, pouco mais de um ano depois que a Super Tupi adotara a inovação, isto é, AM 1280/FM 96,5.





Nenhum comentário:

Postar um comentário