Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

sábado, 8 de dezembro de 2018

Direto das Ondas

O RIO NOS INTERVALOS
A Globo, CBN e a Nacional estão, nos dias atuais ligadas numa coisa em comum: ‘o Rio nos intervalos’. Componente do SGR, a matriz do grupo foi a última a ingressar nesse esquema.

Em maio, mudou-se para o Projac deixando a tradicional Glória (Rua do Russel, 433), onde funcionou na maior parte de sua existência. A emissora completou 74 anos neste domingo (2).

_______
MENINA DE TRINTA
Fundada em 1° de outubro de 1991, a CBN-Central Brasileira de Notícias ocupava, no começo, as freqüências AM da Eldorado e da Mundial, respectivamente os 1180* e 860.

A Mundial estava em terceiro lugar no Ibope, atrás da Globo e Tupi, quando a direção resolveu desativá-la. O SGR ‘emprestou’ a Eldorado a Rádio Viva Rio, da ONG com o mesmo nome.

Então ‘Menina dos Olhos’ dos executivos, a CBN, nascida no Rio, dedicava-se mais aos assuntos de São Paulo, gerando 80 por cento de seus programas da sucursal sediada na Paulicéia.

Os temas de interesse dos cariocas ficavam restritos aos intervalos. Como está ocorrendo há um ano e meio, a partir da reinvenção da matriz, que os cardeais batizaram de Nova Rádio Globo.

_______
VENERÁVEL SENHORA
Os gestores nomeados para tocarem a Rádio Nacional após a Revolução de Março de 1964 permitiram que seus estúdios virassem sucata. Faltou pouco, para fechar as portas.

Em 2004, o governo de plantão revitalizou a casa, tirando-a do estado precário – material e cultural. Os esforços foram em vão. A Nacional nunca mais conseguiu aprumar-se.

Os investimentos no lendário Edifício A Noite, na Praça Mauá, caíram em profundo mistério, que tem como origem, pendência com o INPI-Instituto Nacional de Produção Industrial.

A rádio foi obrigada a sair. MEC AM e FM, desabitadas da Praça Tiradentes foram lhes fazer companhia na Avenida Gomes Freire, Lapa, local da extinta TV Educativa, hoje TV Brasil.

No primeiro semestre do ano, a Nacional aderiu, nos dias úteis, à uma programação exclusivamente informativa, nos moldes da CBN e Bandnews. Nem assim pode escapar dos traços.

Operando no Rio como repetidora só trata dos temas da cidade durante os intervalos. Analistas comparam-na a um bordão do Velho Chacrinha: “Brasília continua comandando a massa”.

_______
• A frequência de 1180 foi utilizada em 2000 pela Mundial, que ressurgira em diferente formato. Era devolvida com o fim da Viva Rio, em 2004. Ao descartar-se da 1180, a CBN ficou na sintonia de 92,5 pertencente à antiga Globo FM, que fora transferida para um canal da Sky.

_______
R a r e f e i t a s
/o Guilherme Grillo, bom profissional da última safra, voltou na quarta-feira (5) a Nova Rádio Globo. Segundo Otaviano Costa, ele passou 74 dias de férias (sic) no Nordeste.

/o Jorge Wamburg, um dos mais antigos jornalistas da Nacional, hoje em Brasília, é atualmente plantonista de esporte. Bem melhor que alguns estagiários de Comunicação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário