Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Direto das Ondas

A MESMICE VITORIOSA
Pouco mais de dois anos e meio do seu (re) ingresso, Antônio Carlos tirou férias na Super Rádio Tupi. Cristiano Santos, apresentador e curinga oficial da emissora responde pelo matinal programa, das 6h às 8h, um dos lideres no Rio, conforme boletim do Kantar Média Ibope.

Em sua volta à Tupi, depois de atuar por três décadas na Globo, o Show do Antônio Carlos quase nada mudou, e o titular, menos. Os quadros são mantidos inalteráveis. Lembra premiada cantiga do Chico Buarque: ‘O tempo passou na janela, e só Carolina não viu’.

DESPERTADOR
Dispensado em abril de 2016 pelo SGR, juntamente com um grupo de profissionais, o chamado ‘Despertador do Brasil’ encontrou abrigo na emissora em que em 1977 o seu programa surgiu. Os 41 anos de existência foram celebrados no decorrer de 2018.

A BOA FASE
O ápice – não se pode negar – Antônio Carlos alcançou na rádio dos Marinho. Numa época em que sonora vinheta assinalava ao término de cada programa: ‘Este foi mais um campeão de audiência da sua Rádio Globo’. Claro que os outros desfrutavam de igual prestígio.

OS SIMPLES...
Tido como uma das mesmices do rádio contemporâneo, o programa ainda tem um público fiel. Pessoas simples, horizonte curto, apreciadoras do que dizem uma Zora Yonara (a do Horóscopo), Aldenora Santos (a Pudica) e Juçara Carioca (fofocas de celebridades).

... E O PIEGAS
Uma certa dose de pieguismo escorre pelo História de Cada Um, sendo tema as canções de Roberto Carlos. (Nas rádios do interior não faltam coisas do tipo). O texto, de fazer rir e chorar o último dos românticos, e ruborizar o menos aplicado estudante de comunicação.

VALES-COMPRAS
Na interatividade, destacam-se também a Receita do Dia, que justifica a distribuição de vales-compras numa rede popular de supermercados para as donas de casa. E, no fechamento, o Vamos Acordar?, entrevista com uma autoridade sobre um fato em evidência.

_______
VOZES MUDADAS
Mudanças no governo, modificações na EBC, conjunto de emissoras de rádio (e TVs) estatais. No Rio, operam a Nacional e MEC AM/FM -- aquela, de acordo com as chamadas, ‘a 1ª do Brasil’.

Lá, encontra-se hoje, um dos principais programas do rádio carioca, o Todas as Vozes, com o Marcus Aurélio. Também na MEC AM, está atualmente, o melhor da música popular brasileira.

A partir de segunda (7) o Todas as Vozes sofreu radicais alterações em sua estrutura. Foram preservados O Rádio Faz História, Essa Letra, Essa Música, Visão de Jogo e o ‘Atitude, Inclusão’.

INTOLERÂNCIA CAI
O slogan ‘Aqui, intolerância é zero’, caiu, como caíram as entrevistas. Notícias no programa, agora, só às meias-horas. Marcus fez criticas ao blá/blá/blá das noticiosas que manipulam o ouvinte.

Após ironias às concorrentes, citou o poeta baiano autor da balada “Alegria, Alegria”, ditando alguns versos: “O sol nas bancas de revista/Me enche de alegria e pregiuiça/Quem lê tanta notícia?...”

Você que esperava as novidades prometidas pelo entusiasta profissional e professor, pode se conformar. O “Todas as Vozes” – ótima opção nas ondas – virou basicamente um cartaz musical.

_______
R a r e f e i t a s
/o ‘Ouço funk e pagode na FM O Dia toda tarde e toda noite – se saio de carro (e saio sempre)’ – afirma Caetano Veloso, em artigo no ‘Ilustríssima’, da “Folha de S, Paulo”, domingo (30) em dezembro findo.

/o Prossegue ele: ‘Para além de Ludmila e Anitta (e do maravilhoso clipe de Nego do Borel (...) – o que me lembra das primeiras aparições de Mick Jagger em Londres, há miríades de ideias (...) Tem muita coisa boa’.

/o Bianca Santos retornou das férias neste início de ano. Forma com Frederico Goulart a dupla de âncoras do CBN Rio. O informativo que começava às 9h e meia encurtou sua duração. Agora, é das 10h às 12h.

/o Há cerca de dois anos afastado, Luiz Ainbinder aceitou proposta da Super Tupi. Reintegrou-se aos debates do Francisco Barbosa, do qual participava desde que também saíra da Globo para a então concorrente.

/o Enquanto Roberto Canázio, terminada as férias, reassumia a revista global no domingo (6), Heleno Rotai perdia espaço na Tupi. ‘Cedia’ parte do horário ao Garotinho2, com nova chance em São Cristóvão.

/o O jornalista e escritor Rui Castro está apresentando na MEC (AM 800) e na Cultura (FM 103,3) Saudades do Século 20, do livro homônimo reeditado em novembro. É uma série dividida em oito episódios.

/o A atração teve início na emissora do Rio em dezembro, domingo (2), às 21h. Na de São Paulo, às 14h, a partir do 1° domingo do Ano Novo (6). Adaptação das também escritoras Heloísa Seixas e Júlia Romeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário