Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Direto das Ondas

LUGAR-COMUM DE CADA DIA
Falar bem a linguagem do seu país não é favor. Poderia ser, talvez, uma obrigação, fosse melhor o nível cultural do Brasil, e os formadores de opinião nos veículos da mídia eletrônica, interessados em contribuir.

Mas, não custa nada praticar. Enquanto não avançarmos nesse propósito, ficamos a ‘digerir’ o que as ondas hertzianas despejam. (Bem-feito pra nós por gostarmos da ‘latinha’ que se leva de um para outro lado.)

_______
DE MANEIRA(S)
No rádio, lugar-comum tem a sua vez assegurada. Os apreciadores ouvem com freqüência, de qualquer maneira. Por uma questão de hábito, ou mania.

(Repórter) – O motorista baleado em assalto na Avenida Brasil, morreu. Chegou a ser socorrido, mas não resistiu.

_______
NO AGUARDO
(Apresentador 1) – De maneira que, depois do acontecido, só nos resta aguardar as providências a serem tomadas pelas autoridades.

(Apresentador 2) – O ouvinte pediu e vamos ‘ouvir’ essa linda canção do ‘Rei’ Roberto Carlos. “Detalhes”, dele e do seu amigo Erasmo, marcou a vida do casal que nos mandou emocionante emeil

_______
SÓ COMPLICA
Repórteres que cobrem trânsito, um assunto de alto interesse, não se cansam de pronunciar a palavra ‘complicado’. Até parece que na ‘estrada’ do idioma não existem os atalhos, as variantes.

‘Confuso’, ‘enrolado’, ‘arrastado’, entre outros, estão disponíveis para evitar as ‘amarras’. Setoristas esportivos ‘navegam na mesma água’. Parafraseando Pessoa: “Melhorar é preciso”.

_______
CARIMBO, OU?...
Não é raro ‘toparmos’ no dia a dia do rádio nosso, com determinados apresentadores que, terminada a intervenção de um repórter, fazem o inevitável agradecimento. E, mandam aquela surrada: “Falou, Sicrano de Tal... Obrigado pelas informações...”

_______
SEMPRE DIFÍCIL
(Comentarista 1) – Não tenha dúvida, meu caro e prezado amigo. O Botafogo e Flamengo deste fim de semana vai ser ‘um jogo difícil’.

(Comentarista 2) – É verdade. Tem todos os ‘ingredientes’ para agradar a grande torcida que certamente vai ao Nilton Santos.

_______
‘COM CARINHO’
(Locutor) -- Falta na grande área do Resende. É perigo à vista. Os jogadores se aglomeram. O juiz pede que eles se afastem.

(Repórter) – Vai bater Gabigol. ‘Ajeita com carinho’. Atenção!...

(Locutor) -- Ele toma distância. Caminha para a bola... Chutou, na traaaave, à direita! Como é que perde uma chance dessas.


_______
QUEM NÃO SABE...
Nenhum profissional que se preze Ignora que a norma do jornalismo é utilizar palavras simples que facilitam a comunicação.
Seja no veículo impresso ou eletrônico. No rádio, é claro, simplicidade conta (e muito), como os itens exatidão e clareza.

_______
‘Ô CARA –, ‘EU VI’
Para encerrar as elocubrações dessa gratuita cantilena (desculpe-nos a má palavra ali) – a maior ‘pérola’ que ainda ouvimos no rádio atual é narrador (renomado) de futebol dizer, a plenos pulmões, num estádio repleto: “Eu vi essa bola lá dentro, ô cara”.

_______
R a r e f e i t a s
/o O que há em comum entre o Luiz Ribeiro, Marcelo Barreto e Mário Márcio? São titulares de programas à noite, a partir das 19h, com a flexibilização de A Voz do Brasil.

/o As atrações, respectivamente, o Radar Tupi, Globo Esportivo e Sem Escalas – variedades para atender às diferentes preferências dos aficionados desse veículo.
.
/o O Painel da Manhã, na Roquette (94,1), antes conduzido por Jorge Ramos, ganhou a parceria de Lúcia Araújo, repórter de entretenimento. Apresentação das 6h às 10h.

/o Tárik de Souza, jornalista e crítico, veterano contratado da MEC AM, com novo horário na antiga estação. O seu Bossa Moderna é agora das 8h às 9h aos sábados.

/o A Aliança FM (98,7) evangélica de São Gonçalo apregoa: “Jesus, em 1° lugar”. Direção do bispo João Batista e pastora Simone Silva. Entre os louvores, a comunidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário