Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

domingo, 10 de março de 2019

Direto das Ondas

ERA UMA VEZ NO CARNAVAL
Mudaram os conceitos do rádio no Rio sobre o carnaval, ou mudaram os observadores/ouvintes? Eis uma questão que, aparentemente não tem, pelo menos, resposta imediata. Vale uma análise, pesquisa e considerandos tais.

Este ano foi atípico, pois, com a Tupi sendo exceção, nenhuma emissora carioca se interessou em transmitir os desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí, independentemente de integrarem a Série A ou Grupo Especial.
_______
(DES)COLORIDO
O máximo que aconteceu nesse cenário (des)colorido foram apresentações de boletins e flashes nas de programação musical e informativa. Respectivamente de um lado, a JB, O Dia e Roquette (94), de outro CBN, Nacional e Bandnews.
_______
A ‘DONA’ DA RUA
A Bandnews autointitulou-se ‘a rádio oficial do carnaval de rua’. E, como o folião que se veste com a fantasia adequada para o momento, esmerou-se em acompanhar a evolução de alguns blocos pela cidade, justificando o slogan.
_______
JAMAIS SE VIU
Muito a ver com o panorama, naturalmente, o fato de o prefeito Marcelo Crivella não subvencionar o carnaval das escolas, cortando uma prática habitual de governos anteriores. Medida jamais vista na decantada região praiana.
_______
VERDADE DÓI
Argumento da autoridade da hora: ‘Verbas destinadas às agremiações carnavalescas resultariam em sacrifícios para os setores de educação, transporte e, principalmente saúde.’ Vive-se – ninguém desconhece -- em período de crise.
_______
COFRE CHEIO
Pelo sim, pelo não, num arrazoado de reclamações e queixumes, o carnaval do Rio faturou este ano com o turismo nada menos que R$ 6,1bilhões . Um pouco acima que o de São Paulo que, comparativamente, atraiu um público maior.
_______
CONTRASTES
Aqui e lá, os contrastes. A realidade de um povo mostrada pela Mangueira lhe dava o vigésimo título de campeã, enriquecendo sua biografia. Saída de regulares aparições, a Mancha Verde surpreendia finalmente, com a primeira conquista.
_______
R a r e f e i t a s
/o Não foi só a Nova Globo do Rio que ganhou patrocínio para ser ‘emissora oficial’ do carnaval de Salvador. A Jovem Pan de Sampa, também. Repetiu o que já fizera em 2018.

/o Pelo andar do metrô (não duvide você), nos próximos anos haverá rádios cariocas e originárias de outras capitais cobrindo a movimentação dos blocos de Olinda e Recife.

/o Uma das pioneiras em atividades esportivas no rádio, Astrid Nick, da Nacional, aniversariou no Dia Internacional da Mulher. Iniciou-se no Jornal dos Sports, que tinha capa rosa.

/o Num especial da MEC, sexta (8), Marcus Aurélio reuniu os pesquisadores João Batista de Abreu e Luiz Artur Ferraretto. Falaram de diferenças dos Debates e Mesas Redondas.


3 comentários:

  1. Não foi só a super rádio tupi que transmitiu o carnaval não,a radio Mania fm (91,1) também o fez,vale o registro!

    ResponderExcluir
  2. Confesso que no giro quase diário que fazemos pelo dial, há algum tempo não sintonizávamos a emissora de Niterói. Diga-nos, por favor -- quem liderava a transmissão e, o nome do que nos passa a informação. (Obrigado).

    ResponderExcluir
  3. Caro Floriano, me permita um reparo à sua informação. Duas outras emissoras transmitiram os desfiles do Grupo Especial diretamente da Sapucaí: a 94 FM (ex-Roquette), com a equipe liderada pelo João Estevam e Miguel Magno; e a Metropolitana AM, com a equipe liderada pelo Paulo Nobre.
    Abraços e parabéns pelo excelente trabalho de pesquisa e de resgate da memória do rádio carioca e fluminense.

    ResponderExcluir