Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Direto das Ondas

FENOMENAL PIADA DE $ALÃO
A Nova Globo, emissora que há pouco mais de dois anos abandonou a programação popular no Rio será – veja você -- ‘a rádio oficial... do carnaval de Salvador’, mui histórica cidade do Estado da Bahia de Todos os Santos.

E, seus comunicadores, estão anunciando isso como fosse um grande feito. Falam, inclusive na participação do camarote Expresso 2222, criado pelo Gilberto Gil, também nome de uma de suas bem-sucedidas composições.
_______
CONTRA-SENSO?
Não se trata absolutamente de contra-senso a iniciativa, mas sim, de uma fenomenal piada. Qualquer pessoa de pés no chão, cabeça no lugar certo, cérebro funcionando perfeitamente, deve sentar no meio-fio e... ‘rolar de rir’.

Por fim, erguerem as mãos pro céu, e, entre ‘vivas Momo’, vivas a Bahia’, bradarem: vivam os cardeais que comandam a emissora do Grupo Globo!’ Inusitado uma rádio carioca tornar-se oficial na 'festa da carne' em outra região.
_______
DANDO AS MÃOS
Antes, todavia, que dêem as mãos os que estiverem perto e, em círculo, cantem: ‘É ou não é/Piada de $alão/Se pensam que não é/Então digo que não’ -- marchinha de Klécius Caldas e Armando Cavalcanti, de antigo carnaval.

Foi enorme sucesso, como foram outras da dupla, imortalizada pelo cantor Blecaute nos concorridos programas de auditório da Nacional, ‘era de ouro do rádio’. Ela bem ilustra, (creia você) a memória de avós e bisavós.
_______
CAMPO PERDIDO
Em 2016, quando decidiu se desfazer de seu estelar elenco, a Globo (estaria envelhecida?), cobriu o badalado carnaval do Rio, pois a derrubada de seus melhores profissionais ocorreria em abril, de tonalidades cinzentas.

No ano seguinte, porém, ela simplesmente se ausentou da folia momesca, ignorando cabrochas e passistas, puxadores de samba e estrelas da TV, rainhas disso, príncipes daquilo – figuras cultuadas no país e além fronteiras.

Deixou (incrivelmente) o campo aberto para a eterna rival – a Tupi, que não só ‘deitou’, como ‘rolou’, reinando na cobertura até então dividida. Nos últimos vinte anos, a derrota para a ‘outra’ já se desenhava em todas as cores.
_______
MOMO PLAYLIST
E, a rádio, tão popular (e ouvida) em carnavais passados teve que fazer o mesmo que as de menores investimentos. Um musical ao longo dos dias, com temas dos anos 20, 30, 40, 50 e 60 -- surfando (ops!) na onda do playlist.

Perguntas que não querem silenciar (desculpe a repetição, nesse lugar-comum aqui): a Nova Globo é mesmo uma estação de rádio do Rio? Ou virou fantasma no sonho de jovens e idosos que insistem nela sintonizar?
_______
R a r e f e i t a s
/o Roberto Canázio completara em dezembro de 2018, doze anos na rádio dos Marinho. Dos grandes nomes da era contemporânea, o último dos remanescentes na casa.

/o Surpreso, cara pálida? Nos dias atuais no veículo, nada surpreende. Os talentosos perdem sempre para os apadrinhados. Tão verdadeiro isso, quanto o brilho do sol.

/o Agora, vem a fase das especulações. Pra onde ele irá? Tupi, Nacional (epa!), Bandnews? Mais fácil curtir a aposentadoria ou, quem sabe, escrever suas memórias.

/o A EBC(Empresa Brasil de Comunicação) está trocando de presidente. Luiz Antônio Ferreira, nomeado na gestão anterior, cede lugar a Alexandre Henrique Graziani.

/o Digna de prêmio no Podcast Globo, a série sobre Cazuza, apresentada no sábado (23), por Leonardo Rosas. A ONG da mãe, Lúcia Araújo, mantém o legado do artista.





Nenhum comentário:

Postar um comentário