Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

sábado, 23 de março de 2019

Rádiomania, o Livro/66

A OUTRA FACE DE UM ASTRO
Bom cantor de músicas de ‘meio de ano’, e de carnaval --movimento que tanto incentivava – esta a outra face de César de Alencar (1917-1990), o mais famoso animador de auditório nos anos gloriosos da Nacional. Ele, porém, não se considerava com a qualidade que os cronistas apregoavam. Apesar disso, gravou mais de 50 discos de 78 rotações, a maioria como solista, outros em dupla com cantoras da estação.
_______
DORINHA, OS QUINDINS...
Os destaques iniciais no seu repertório foram Dorinha, Meu Amor (um maxixe) de José Francisco de Freitas, e Os Quindins de Yayá (samba-jongo) de Ary Barroso. Na primeira música só, acompanhado de Emilinha Borba na outra. Em gravações parecidas, alguns dos temas que também se destacaram: Namoro no Portão, de Luiz Bittencourt, com Marlene, e Há Sinceridade Nisso, de Manezinho Araújo, com Heleninha Costa. Eram sambas-choros essas duas composições.
_______
ESTRELA-MAIOR
Grandes nomes do cast do rádio desfilavam na melhor fase do programa, décadas de 50/60 . As audições se desenvolviam aos sábados, de 3h da tarde às 7h da noite. Durante algum tempo, o desfecho era sempre com Emilinha, anunciada como ‘a minha, a sua, a nossa favorita’.César não era apenas o animador da atração. Idealizava todos os quadros, e os quadrinhos – interprogramas. Em etapas distintas foram seus produtores Hélio Soveral (trabalhou com ele mada menos que 16 anos) e Fernando Lobo
_______
TARDES DE ALEGRIA
A música e letra que serviam de abertura e fechamento do programa, de Haroldo Barbosa, tinham como intérpretes Os Quatro Ases e um Coringa.Ei-las:‘Esta canção nasceu pra quem quiser cantar/Canta você,cantamos nós até cansar/É só bater, e memorar/Pra decorar, vou repetir o seu refrão/Prepare a mão, bate outra vez/Esse programa pertence a vocês...’ Houve um período em que o programa também despertava a atenção de artistas estrangeiros que vinham ao Rio para shows no Cassino da Urca. Eles se apresentavam naquelas tardes.
_______
VIDA REVIRADA
César ficaria muito mal na história a partir de abril de 1964. Dispensado da estatal pelo governo militar integraria um grupo de 36 pessoas, artistas e funcionários. Segundo os jornais da época, teria apontado colegas como adeptos da ‘esquerda festiva’. De um brilhante início na Rádio Club do Brasil em 1939 e consagração na poderosa emissora foi parar na Federal de Niterói que, vendida a Bloch Editores, virou Manchete. E, ele chegaria a gerente do FM da Nacional. O empresário Paulo Cesar Ferreira comprou a rádio, denominando-a RPC. A atual FM O Dia.
_______
M E M Ó R I A
Voz oficial do Sistema Globo de Rádio, Edmo Zarife (1940-1999) ganhava programa próprio em agosto de 1984. Show das Cinco, o Rio Total, recebia entre seus convidados na estreia, o craque Zico, que trocara o Flamengo pela Udinese, da Itália e estava de férias na cidade em que se projetara.



Nenhum comentário:

Postar um comentário