Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

sábado, 13 de julho de 2019

Direto das Ondas

RÁDIO NUM PAÍS EM CRISE
Depois da Mayrink Veiga e a Nacional, que ouvíamos na adolescência, a AM Globo foi, sem a menor dúvida, a maior (e melhor) emissora de rádio no Rio. Para ela convergiam as mais importantes atrações, levadas por seus apresentadores/ comunicadores e os disc-jockeys. Dizer que a rádio atendia a um público diversificado, a partir das donas de casa. é o mesmo que ‘chover no molhado’. As classes populares encontravam apoio no prefixo, que nascera no Café Nice, na Avenida Rio Branco, e se solidificara na gloriosa Rua do Russel, recanto bucólico.

_______
UM PODER QUE CAI
A Globo, que cresceu adqurindo outros canais – Eldorado, Mundial (ex-Clube do Brasil) e a FM com o mesmo nome (nada a ver com a atual), porém, simples e puramente, graças a tenebrosas transações, também reinou como a 98 (‘o ouvinte ligava e era sucesso’. Com o pré-nome Beat, melancolicamente chegou ao fim, após mal-sucedida experiência online. Houve um período em que se falar mal dela nesse país, era sinônimo de criar inimigos. Há muito tempo deixou de ser, tantas lambanças os administradores de ‘pára-quedas’ ali perpetuaram.

_______
ERA ELE UM DOIDO?
Quando as demais emissoras perderam seu cast para a televisão – a Globo incluída – os teóricos de plantão preconizavam o fim do rádio. Sérgio Porto, doublé de humorista e jornalista, também conhecido como Stanislaw Ponte Preta até afirmava que a TV era ‘a máquina de fazer doidos’. Nada mais edificante, segundo os filósofos, ‘que um dia atrás outro’. E, parafraseando o poeta Nelson Sargento, esse nosso amor antigo, ‘agoniza mas não morre’. O resumo da ‘opera bufa’ é bastante claro. Na segunda-feira (15) ‘o novo do novo' vai pro ar.

_______
REINVENÇÃO ZERO
O rádio, no conceito dos cardeais, precisava de uma ‘reinvenção’. Eles encontram-na com a contratação de gente famosa. Requisitaram talentosos profissionais da TV em junho de 2017, denominaram-na de Nova Rádio Globo e, o que colheram. Nada do que esperavam em termos de sucesso. As expectativas para as novidades que virão na semana que começa, são as melhores possíveis Ainda usando dito popular: ‘um raio não cai duas vezes no mesmo lugar’.Valendo-se ainda de frase do Sargento, ‘o mundo é um moinho, como são os desafios.

_______
R a r e f e i t a s
/o Para quem se liga em estatística. No pré (e pro) Copa do Mundo de 2018, o SGR dispensou, com a unificação das equipes da Globo e CBN, nada menos que onze profissionais,contando-se exclusivamente os que estavam envolvidos nas jornadas do Rio.

/o Desses números, apenas três conseguiram se reeempregar – primeiro numa online, depois na equipe formada pelo Grupo Bandeirantes, ou seja, BandNews. Da empresa em São Paulo, os dissidentes foram em número bem menores, somente três.

/o Os comunicadores defenestrados foram dez. Já o de repórteres foram recordistas (um espanto) dezessete, em grande maioria mulheres. É bem verdade que nem todos ‘vivem ao léo’ até os dias atuais, pois arranjaram ocupações em outras rádios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário