Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

terça-feira, 30 de julho de 2019

Rádiomania, o Livro/74 (Parte II)

MUNDIAL DES(ILUSÃO)
Onze meses depois de ter inovado em matéria de programação, a Mundial 1180 transformava-se no maior fiasco do AM no Rio, ou seja, numa completa desilusão. Ela começava a operar em junho de 2008 e, em fevereiro de 2009 soterrava, solenemente, o sonho de dezenas de profissionais. A rádio se rendia ao assédio dos pastores da igreja do mesmo nome, aumentando o número da corrente de evangélicos no dial.
_______
‘A QUE VOCÊ VIA’
Passaram pelo prefixo, entre outros, Helena Borghi, Jorge Ramos, Ruy Jobim, Iris Agatha, Mário Márcio, Tárcio Santos, Luiz Carlos Silva e Wellington Campos. Com o slogan de ‘a rádio que você vê’, a Mundial reunia itens comuns em outras emissoras – música, informação e prestação de serviços – mas, num estilo original e, de refinado tratamento. A razão do fracasso, segundo os envolvidos no projeto, deveu-se ao controle em mãos de um grupo que não entendia do ramo... e só atrapalhava os convocados que tinham por finalidade cuidar de sua administração.
_______
OS PRIMORDIAIS
Componente do Sistema Globo de Rádio desde que se libertara da Legião da Boa Vontade, do Alziro Zarur (1914-1979), a Mundial fez história na freqüência dos 860 Khz. Vivia-se os tempos primordiais dos comunicadores, e nela atuavam Robson Alencar, Eloy De Carlo, Samuel França, Fernando Sérgio, Jorge Pallis e Oduvaldo Silva – o maior cartaz na ocasião, com o Show dos Bairros. Nas chamadas, a voz do Carlos Bianchini. Havia também o Agente 860, com o Jota Carlos (‘o repórter que fareja a notícia’), e o Big Boy, último remanescente dos disc-jockeys.
_______
NA HISTÓRIA, A3
No prefixo ocupado pela Mundial (fechada em 1993, ano em que também a JB AM paralisava), funcionara a Rádio Clube do Brasil, historicamente a terceira surgida no país. Por seus estúdios no Edifício Trianon, na Avenida Rio Branco, passaram Almirante (Incrível, Fantástico, Extraordinário); Renato Murce (Piadas do Manduca); Lauro Borges e Castro Gonzaga (do PRK-20, embrião do famosíssimo PRK-30; Jorge Murad (A Pensão do Salomão); Arnaldo Amaral (Pescando Estrelas); e,ainda o Aérton Perlingeiro (Um Show Para Milhões e Só Vale Quem Tem).
_______
M E M Ó R I A
A Tupi quebrava nos primeiros meses de 2003 uma hegemonia de nada menos de quarenta anos, tempo em que a Globo AM era líder absoluta de audiência no Rio. (O FM, impulsionado na década de 70, tinha programação independente, tanto numa quanto noutra – e nem se pensava na junção das freqüências). Feito enaltecido de um lado, lamentado evidentemente do outro. Ao vencedor as batatas, já dizia filósofo personagem de um de nossos mais cultuados escritores.
_______
N a s O n d a s
/o De volta das férias nesta terça-feira (30), Sérgio Gianotti reassumiu o Todas as Telas,às 5h e o Redação Online, às 7h, na SulAmérica Paradiso.

/o Gláucia Araújo, que respondeu pela ausência dele, escalada para o lugar de Jorge Rebelo, a partir das 10h, durante seu descanso regulamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário