Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

sábado, 3 de agosto de 2019

Rádiomania, o Livro/75 (Parte II)

ELES FIZERAM HISTÓRIA
Defensores ferrenhos do cancioneiro nacional torciam o nariz ante a invasão de músicas alienígenas nas rádios brasileiras. Nas décadas de 60 e 70, isso era muito comum. Acontecia nos programas de auditório ou estúdios e, nos disc-jockeys. Nessa época no Rio, surgia através da Mundial AM, um rapazola de voz estridente, fala rápida, atropelando as palavras.

.o. BIG BOY (1943-1977) foi o precursor na divulgação do rock no Brasil, sendo o seu maior mérito o lançamento do elepê Sgt. Pepers Lonely Hearts Club Band, simultaneamente com emissoras de todo o mundo.Tratava-se do Disco Perfeito dos Beatles, um grupo de rapazes ingleses de Liverpool que revolucionariam, em escala continental, a chamada música jovem.

.o. O moço (Newton Duarte na certidão de batismo) chegava para balançar estruturas e conceitos. Seu estilo de apresentação, um alto contraste ao da maioria dos locutores em atividade, vozes empostadas. ‘Hello crazy people’, um de seus bordões, sublinhava o programa a partir de 5h das tardes, recheado de rocks, funks, blues e souls, exclusivos trazidos dos States.

.o. Atuava também como programador da Eldopop, de que se originaria a 98 FM. A turma de meia idade não curtia nem um pouquinho as estripulias sonoras dele. Os programas de jazz do Paulo Santos, na Rádio MEC e,do Arlindo Coutinho na Globo FM, sua melhor diversão. BIG BOY morreu cedo. Com sua linha alternativa Influenciou uma geração de radialistas.

.o. Teria sido uma reedição do Chacrinha, pelo inusitado comportamento. Contraponto ao linguajar coloquial dos locutores de FM – Eládio Sandoval, Fernando Mansur e Romilson Luís, da Cidade, a mais revolucionária. (Fluminense, em Niterói, era a outra, predomínio de vozes femininas). Ali despontariam Milena Ciribeli, Lilianne Yussin, Mônica Venerábile e etc.

_______
M E M Ó R I A
.o. Os anos dois mil marcaram uns dados curiosos na existência da Rádio Globo. Aniversariante de dezembro aproveitava os festejos do mês para contratar um novo cartaz e, evidentemente, dispensar outro. Na segunda-feira (13) em 2004, David Rangel, ex-Nativa,ex-Tupi chegava à casa pela primeira vez. Entrava no lugar do Mário Esteves, que comandava o Tarde Legal, das 3h às 5h.
_______
Nas Ondas
/o Rodolfo Schneider e Tahis Dias, titulares do Jornal da BandNews, 1ª Edição ganham um novo colaborador neste primeiro dia útil da semana (5). É o humorista Marcelo Madureira, do extinto grupo Casseta (Rede Globo), recentemente ‘tirado’ da Jovem Pan.

/o A Super Tupi, uma das líderes no Rio, está desligando seu transmissor do AM nas madrugadas, seguindo a programação em FM. Isso há um mês. No período, a MEC AM reprisa, agora em agosto, Armazém Cultural, que vai das 2h às 5h,com Tiago Alves.


Nenhum comentário:

Postar um comentário