Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

sábado, 12 de outubro de 2019

Rádiomania, o Livro/84 (Parte II)

AS GERAÇÕES UNIDAS
Em mais uma das tentativas de melhorar a audiência nas transmissões esportivas a Tupi reunia Luiz Penido e Doalcei Camargo, profissionais de gerações distintas, em sua equipe. A medida era adotada em janeiro de1997, depois do fracasso que resultara a contratação de Osvaldo Maciel, ano anterior, no qual a direção da emissora apostava todas as fichas. Maciel desfrutava de muito prestígio na Record de São Paulo.

O Ibope do veterano Doalcei não estava lá essas coisas em comparação ao de seu concorrente José Carlos Araújo, e o alcançado por seu substituto, menos ainda. Anunciado como ‘um canhão de emoção’, Maciel ficou, pelo jeito, reduzido a mero ‘traque-traque’. Ou, em outras palavras: a audiência era ruim com Doalcei,tornou-se bem pior sem ele. (Antes da sua volta à Tupi, ‘o mais vibrante do Brasil’ esteve na Tamoio).
_______
PROXIMIDADE
Partindo-se da proximidade do estilo do Penido com o do Garotinho, acrescido de que sua passagem pela emissora dos Associados rendera bons índices de aprovação do público, a ideia de um duplo comando tinha contornos de alternativa – não novidade. A Globo fizera algo parecido nos anos 70, com Waldir Amaral e Jorge Curi. E, Waldir utilizaria o esquema na Jornal do Brasil, (1985 e 1986), promovendo Cezar Rizzo.

O ‘em 97, a Tupi mais forte no esporte’ encaixava-se perfeitamente acima de um simples slogan. Juntos pela primeira vez na emissora em que trabalharam em ocasiões diferentes, Penido e Doalcei estreavam na terça-feira, 21 de janeiro. Eles narravam Flamengo e Corinthians (Fla 3 a 0) pelo Torneio Rio-São Paulo, cabendo ao Penido o primeiro tempo. Segundo Denis Menezes, ‘um dia especial para o rádio esportivo’.
_______
DIRETO DA COPA
Haroldo de Andrade transmitia seu programa direto do cenário da Copa do Mundo em 1998, a exemplo do feito em outros mundiais. Enquanto ele curtia Paris e arredores da França, Haroldo Júnior voltava a trabalhar na Rádio Globo, coordenando, do Rio, a entrada dos repórteres e dos participantes do Debates Populares, a principal atração das manhãs na emissora.

E, por causa dos jogos da Copa do Mundo naquele país, os comunicadores Luiz (de França) e Edmo (Zarife) tiveram férias antecipadas – o primeiro se estendendo por um período superior à competição – o que dera margem a uma série de especulações nos bastidores. No horário deles, a rádio dedicara todo o espaço ao futebol. (Pouco depois, o França era dispensado e em seu lugar e no do Zarife a Globo colocava Mário Esteves).
_______
AS FORMAÇÕES
A equipe da Globo no mundial da França era formada por José Carlos Araújo, Washington Rodrigues, Edson Mauro, Sérgio Noronha, Gilson Ricardo, Maurício Menezes, Pedro Costa, Eraldo Leite e Elso Venâncio.Pela Tupi, em destaque Luiz Penido, Doalcei Camargo, Luiz Mendes e o Denis Menezes.

Pioneira, a Nacional recaía na condição de repetidora, como nas copas de 86 e 90. Desta vez, cedia suas ondas a Bandeirantes, de São Paulo. Quem a sintonizara pode apreciar o desempenho dos narradores Dirceu Maravilha e José Maia, comentaristas Dalmo Pessoa e Roberto Monteiro,repórteres Leandro Quesada e Ricardo Ciprioti. No Rio, Mário Sílva e Wellington Campos respondiam pelos boletins para a Rádiobras.
_______
M E M Ó R I A
Sucessora da Guanabara (1360 AM), a Bandeirantes-Rio passava, a partir de 19 de julho de 2006 (uma quinta-feira) a transmitir futebol. Cobria no Maracanã o jogo do Flamengo e Vasco pela Copa do Brasil – vitória do rubro negro por 2 a 0 --, narrada por Edilson Silva, que o slogan apregoava ser o ‘locutor-energia’. Ruy Fernando falava do investimento na pré-hora, assegurando que a rádio tinha por objetivo conseguir o primeiro lugar.
_______
Nas Ondas
/o A Catedral FM (106,7) da Arquidiocese do Rio transmite neste domingo (13) às 5h da manhã, a missa de canonização da Irmã Dulce. Políticos em caravana estarão presentes no Vaticano.

/o Duas FMs cariocas modelo gospel-evangélica estão entre as principais na pesquisa do último boletim do Kantar Média. A Melodia (97,5) situada em 1º lugar e a 93 (93,3) colocada em 5º.

/o A JB (99,9) adulto-contemporâneo ocupa o 2º, O Dia (100,5)popular+hits o 3º e a Super Tupi (96,5) popular-jornalismo-esportes o 4º, alcançando acima de 200 mil ouvintes por minuto.

/o É informação do site Tudo Rádio, acrescentando que em 6º posto se encontra a Mix (102,1), jovem-pop; em 7° Globo (98,1), popular+hits; e, em 8° Cidade (102,9), que opera no adulto-rock.

/o Como a 93 FM, todas essas atingem variáveis de 100 mil ouvintes por minuto, o que acontece respectivamente com a 9ª e 10ª , de jornalismo-esportes, que são, CBN (92,5) e BandNews (90.3).

/o Seis meses depois de contratar o Roberto Canázio, e outros, a Sul-América Paradiso (95,7) continuou fora do Top 10. É a 12ª , atrás da Transamérica (101,3), no estilo jovem-adulto-esportes.

< Blog do Rádiomania, dez anos



Nenhum comentário:

Postar um comentário