Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

sábado, 16 de maio de 2020

Direto das ondas

O VAZIO DAS REDAÇÕES
Nas rádios de, digamos broadcast moderno, as redações estão vazias por ordem do covid-19, ou coronavírus. Os apresentadores comandam programas de casa o que também, modernamente, se convencionou chamar de home office. Mantém-se nos estúdios, distância de 2 metros. O rádio mais voltado para o jornalismo e variedades enfrenta essa barreira, o que não ocorre com o coirmão, destinado exclusivamente, ou (quase isso), a temas musicais. Nas emissoras bem equipadas, há suficientes modos para se mandar ao ar produções previamente gravadas, as vezes, até tachando-as de 'ao vivo'.

Sem prejuízo para o ouvinte consumidor (um dos interessados) e, mais importante, as empresas que compram espaços para as suas propagandas. Quem não anuncia, não vende. Já se dizia antigamente nos serviços de auto-falantes das cidades interioranas.

TUPI, NOTÍCIAS E CIA.
O afastamento de Lica de Oliveira deu oportunidade a Valéria Marques de se tornar efetiva no Sentinelas da Tupi, edições vespertinas. Nas manhãs, o noticiário fica por conta de Rafael Souza.

A Vida de Cada Um com músicas de Roberto Carlos que os ouvintes dedicam aos seu pares (casais, evidentemente), é um dos quadros mais longevos do programa do Antônio Carlos. Como diria hoje, novamente, uma colega, 'mais antigo que andar pra frente'.

Gênero também antigo de que o rádio não consegue se livrar, são os pedidos musicais. Independentemente de comerciais ou públicas algumas emissoras não abrem mão do recurso.

Repaginada em novembro -- há seis meses, portanto -- a 94FM que, preencheria as características da Globo já registrou baixas que não se esperavam. William Travassos, dos melhores comunicadores do ramo, é o caso mais recente.

NA HISTÓRIA (1)
O jornalista Tárcio Santos aniversariou na quarta feira(13). Especializado em esportes e carnaval, seu último emprego foi na Roquette Pinto. Tárcio marcou seu nome na história pois, foi o derradeiro editor do famoso (e lendário), Repórter Esso, nas ondas da Nacional.

NA HISTÓRIA (2)
Também aniversariou no mesmo dia a jornalista Neise Marçal. Fez (quem a conhece não acredita), 80 anos. Neise trabalhou durante longa temporada como repórter da Rádio Tupi, foi comunicadora da Nacional e, ultimamente empresta serviços a TV Brasil.



ALGUÉM LIVRE?
Cidinha Campos pegou o vírus do Covid-19. Ela disse que está bem, no seu programa de quarta feira (13), na Super Tupi. Emocionada rezou uma oração a Nossa Senhora de Fátima, e pediu (silenciosamente) para si própria, colegas e familiares.

Na rádio nessas últimas semanas (e recuperaram-se), Cristiano Santos, Isabela Benito e Francisco Barbosa.

ONDAFINAL.COM
O comunicador Jimi Raw da 94 FM (Turma do Rádio) é a mais novo infectado pelo coronavírus. Também estão em iguais condições a diretora de jornalismo da Tupi Márcia Pinho e o Cyro Neves, repórter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário