Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

sexta-feira, 29 de maio de 2020

DIRETO DAS ONDAS

A VELHA GUARDA EM AÇÃO¹
Tem entre 50 e 40 anos de carreira os mais antigos profissionais em atividade no rádio no Rio. O ator e apresentador Gerdal dos Santos é o decano da classe que, reúne, nada menos que dezoito ases da ‘latinha’. Gerdal grava semanalmente dois programas – Onde Canta o Sabiá e a Rádio Memória – transmitidos aos sábados e domingos, pelas manhãs.
Num patamar abaixo do venerando mestre da Nacional situam-se Washington Rodrigues com o Show do Apolinho na Tupi e Osmar Frazão com Histórias do Frazão. Da mesma emissora é o Rubem Confete, especialista em samba de raízes e, de carnaval das agremiações de escolas recreativas.
Na sequência estão Antônio Carlos considerado 'O Despertador do Brasil’, voz potente como no rádio de outras épocas. O seu programa é tão popular quanto a rede de supermercados que o patrocina.
José Carlos Araújo é dos poucos narradores que não encontra similares, desde que passou a titular de equipe no final da década de 70 através da Nacional. Mesma idade, o Coelho Lima em sua rádio atual, 94FM ele rememora os grandes casos policiais relatados ao longo de sua permanência na liderança do Patrulha da Cidade.
Gérson Canhotinha tricampeão mundial foi lançado por Doalcei Camargo, comentarista na Tupi, voltaria a ela alguns anos depois de se aliar a José Carlos Araújo na Globo. Acompanhava-o na Bradesco e na Transamérica.
Um habitual trabalhador das madrugadas, Jorge Baccarin, foi quando houve a ‘explosão’ do Garotinho, seu plantonista. Bacca, (Bota dois), teve uma passagem em sua vida que atuava simultaneamente em três emissoras, e em todas ao vivo – creia o prezado leitor. Está na 94FM atualmente.
Gilson Ricardo, descoberto por Waldir Amaral em Petrópolis, era apresentador de musicais, fazia parte da equipe esportiva da Difusora e destacava-se narrando futsal. Na Tupi, hoje, comanda Bola em Jogo, entre outras atribuições. Cirilo Reis (há quem duvide) já trabalhou na Globo, convivendo com o saudoso Haroldo de Andrade. Eternizou-se na Rádio Nacional, mas passou por diversas estações. Musishow, seu programa, relembra temas de diversas décadas. Cirilo, é a voz oficial da rádio por mais de trinta anos.
Cria da Manchete, de Bloch Editores, sucessora da Federal, embrião plantado em Niterói, Roberto Canázio notabilizou-se como defensor dos aposentados e pensionistas, tendo como auge o Telefone da Solidariedade, entre 2003 e 2006 na Tupi. Um polêmico apresentador. Depois da emissora dos Associados emendara treze anos na rádio da família Marinho.
Edson Mauro e Maurício Menezes já foram companheiros na Globo. Edson na cota do Waldir Amaral, nunca chefiou equipe, por falta de oportunidade ou circunstâncias. Maurição, jornalista, humorista e produtor, foi mentor de um dos ídolos da outrora gloriosa emissora, Valdir Vieira. Com Hélio Júnior (Helinho), formou impagável dupla de auxiliares do Francisco Barbosa, numa audição vespertina. Hoje, é do time de colaboradores do Clóvis Monteiro na Tupi.

HOMENS DE MEIA IDADE²
São quatro da turma de quatorze componentes os profissionais representantes dessa geração. Eles ‘fogem’, evidentemente da pecha de Velha Guarda: Clóvis Monteiro e Francisco Barbosa (Tupi), Luiz Penido (Globo), e Amaury Santos (94FM) ou Roquete.

AS MULHERES NO ALTO³
No rádio moderno como no jornalismo de modo geral, as mulheres se constituem em maioria, ‘invadiram’, estúdios e redações. No mais antigo dos eletrônicos – o rádio, claro – representam a Velha Guarda em número pequeno. Nair Amorim, Zora Yonara e Juçara Carioca (Tupi), e Dáurea Gramático (MEC e Nacional).



¹ As idades deles: Gerdal, 90; Washington e Osmar, 84; Antônio Carlos, 82; José Carlos e Coelho Lima, 80; Gérson, 79; Baccarin, 73; Gilson, Cirilo e Canázio, 71; Edson e Maurício, 70;

² Clóvis, Barbosa, Penido e Amaury, 65.

³ Nair, 88; Zora, 87; Cidinha, 77 e Juçara, 63. Além de radialista, Dáurea é jornalista e escritora, com três livros publicados.

ONDAFINAL.COM
Cinco das mais tocadas na JBFM nesses últimos dias. Inverno (Adriana Calcanhoto), Não é Fácil (Marisa Monte), Que Nem Maré (Jorge Vercilo), Dona (Roupa Nova), Enquanto Houver Sol (Titãs).

Nenhum comentário:

Postar um comentário