Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

sábado, 6 de junho de 2020

Direto das Ondas

‘... E, ESTAVA FALTANDO UM’
Marchinha de Fernando Lobo gravada por Dalva de Oliveira no carnaval dos anos 50, dizia no seu estribilho: ‘Oi Zum, zum, zum, ‘ta’ faltando um/Oi Zum, zum, zum...’
Lembrando dela, nos veio à mente que poderia aplicá-la a um personagem que ficou no esquecimento na postagem passada em que nos concentramos nos mais antigos profissionais do rádio em atividade.
Não é que deixamos de citar o Áureo Ameno, um vascaíno de quatro costados – jornalista, radialista, professor de comunicação na Gama Filho, formado em Direito Penal pela antiga Faculdade do Catete?
O Áureo, 87, é repórter desde 1954 quando ocorreu o suicídio de Getúlio Vargas. Passou a notícia por telefone para a redação da Rádio Globo, e ganhou desse modo emprego na emissora daquele que todos chamavam cerimoniosamente de ‘nosso companheiro Roberto Marinho’.
Ele figura nesse veículo entre um apreciado time de valores que se pode classificar de radialista completo. Repórter, locutor, apresentador, produtor, comentarista (esportivo ou político) e, humorista. Foi de 1961 a 1966 redator do Repórter Esso, que trocara a Nacional pela estação do Edifício Nice, na Avenida Rio Branco. E atuou na BBC de Londres.
Um dos produtores do Programa Haroldo de Andrade – a equipe era integrada por quatro – destacava-se também entre os participantes do Debates Populares, que influenciou uma geração de comunicadores. Antecedendo ao programa do Haroldo, Áureo ainda era um efetivo colaborador do Show que Antônio Carlos, há 40 anos em cartaz.
Em 1982 com a dispensa de todos ligados ao Haroldo, Áureo transferiu-se para a Super Tupi, tornando-se componente da Patrulha da Cidade com um quadro de Defesa do Consumidor. Apaixonado torcedor do Vasco passou a ser conhecido como ‘o talento em preto e branco’. Eleito vereador por uma legislatura criou, na região de São Cristóvão, um bairro com o nome do clube. Vivenciou climas das rádios do Haroldo, Canção Nova e Transamérica. Faz aparições no Bola em Jogo, na Tupi.


_______
PALAVRAS, PALAVRAS
Numa rádio pública é permitido ao locutor elogiar a mulher aniversariante dizendo coisas do tipo ‘obrigado por você existir, e manter esse sorriso no rosto’ (sic)? Tal afirmação foi feita na 94 FM (Roquette) ali pelas 8h da manhã, quinta-feira (3) por Devid Costa, no Primeira Página.
Em duas entradas dos colegas repórteres Rodrigo Machado e uma do Felipe Macon, ele agradeceu ‘pelas informações’. Ora, a função da rádio não é informar? Por quê o agradecimento pelo divulgado, se este bastava referir-se à participação do componente da operante equipe?
Não seria interessante corrigi-los, ‘Dna’ Cristiane de Almeida ou ‘Seu’ Raphael de França, sem violar a chamada Liberdade de Expressão? Esse ‘vício’ não é apenas particularidade dos mencionados profissionais. Certa ‘epidemia’ observa-se no ramo, não se restringindo às estatais.
_______
SÓ SE MUDOU AGORA
Propaganda na SulAmérica Paradiso: ‘Consuma boa informação. Ouça músicas novas’. No item 1, tudo bem. No 2, parece até brincadeira. Dentro do se convencionou nomear adulto-contemporâneo, a rádio do Shopping Moll é de uma repetição sem fim. Seu playlist, notadamente não supera cinqüenta números. Se mudou a estrutura, foi agora há poucos dias. A ordem das coisas, pelo que sabemos, segue de maneira alternada.
_______
SOB O SIGNO DA AMEAÇA
É grave o momento político. Noticia-se nos bastidores que aliados do governo, infiltrados, estão dispostos implantar o terror na passeata deste fim semana, visando medidas de exceção, inclusive com ação das Forças Armadas. O assunto foi tema de entrevista do presidente de honra da PSDB, Fernando Henrique Cardoso, que deu entrevista ao Cidinha Livre.
_____________
ONDAFINAL.COM
/o A morte de Jimi Raw, vítima de Cobid-19, assustou radialistas do Rio, principalmente da Tupi. Dos infectados, alguns estiveram afastados, outros trabalharam assim mesmo, dando expediente em casa. – Cyro Neves, Garcia Duarte, Cristiano Santos, Isabele Benito, Francisco Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário