Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

sábado, 13 de junho de 2020

Direto das Ondas

CUIDADO, HÁ PERIGO NAS ESQUINAS
Nelson Sargento, um guerreiro das barras da Mangueira, declarava há um certo tempo que ‘o samba agoniza, mas não morre.’ O desabafo dito num momento de indignação, assemelha-se, particularmente à situação de algumas emissoras de rádio do país, que o poeta, compositor, pintor, museólogo, num instante que marcou seu mundo, preconizava.
(Fechem as cortinas da vida, por uns minutinhos...)

_______
O TOMBO DO GIGANTE
Você está vendo/ouvindo o caso da outrora poderosa Rádio Globo em praças importantes quanto o Rio de Janeiro e São Paulo. Na terra em que o Vinícius de Moraes batizaria de ‘túmulo do samba’ já fez uma semana que ela foi sepultada -- sem missa, sem oração. Triste fim.
Que saudade do prédio na Rua do Russel, 434, pertinho do Outeiro da Gloria, onde era freqüente o entrar-e-sair de profissionais da ‘latinha’, gente que ficaria famosa e,com ela , a emissora, extensão do jornal O Globo, ideal de um empresário pessoa simples, crescia com o investimento que fizera – com sacrifícios e conchavos, bem verdade.
A Globo tornou-se a potência que foi, graças a um acontecimento nada agradável ao país – a Ditatura Militar. Antes dela quem ‘comandava a massa’ era a Nacional, pertencente ao governo, mas explorada comercialmente, formando elenco de artistas que brilharam por ali e por outros rincões. Dir-se-ia, poeticamente. Foi bom enquanto durou.
_______
SAGRAÇÃO DOS CARDEAIS
Um dia deram-se poderes aos cardeais para cortar ‘tudo’. O sucesso que a rádio alcançava, sua audiência elevada, patrocínios, promoções não davam para tirar as contas do vermelho. O aparente ‘céu azul em que a nave planava ’ era uma grande, e indescritível ilusão. Cortar ‘na própria carne’, redução dos salários,equipes e, principalmente nas vantagens.
Como num castelo de cartas, derrubados em duas rodadas de fins de tarde, os empregos de comunicadores, locutores, repórteres, produtores e técnicos, e também os de atividades auxiliares, motoristas e telefonistas. Uma tsunami passou por aqui – definia o Mário Esteves.
Um elefante tombado na sala não é nada recomendável para um empresário que pretende se dar bem. Mostrar-se capaz de administrar – essas coisas. O indicado pelos acionistas teve luminosa ideia. Que tal, aproveitar no rádio gente da TV e as celebridades que são ‘estouro’ de visualizações na internet? Em menos de dois anos o projeto naufragou.
_______
NEM SEMPRE SALVAM
(Tempo de abri-las muito bem, pés plantados para o real.)
O samba de raiz que o Nelson Sargento representa salvou a pele de muita gente. Evoluiu com o surgimento de revelações e, até inernacionalizou-se. A Globo de Sampa fechou. Surpresa para o Rio, pros paulistas não. Há perigo nas ruas, esquinas . Iminente ela parar também.


_______
O SÍMBOLO ERMELINDA
Ermelinda Rita, marcante personalidade do rádio carioca foi dispensada do Sistema Globo na quinta-feira (6). Cumpriu mais de trinta anos de serviços, dos quais dezessete na matriz e o restante na CBN. Naturalizada portuguesa, Ermelinda é o que o sobrou do símbolo que marcara as reportagens da empresa nos bons tempos, reunindo os melhores apuradores de notícias.
Ermê -- assim chamada familiarmente – dividiu os últimos anos de atividades com o rádio e o ensino, pois se formou professora de jornalismo pela PUC. Moradora próxima à Rádio Globo na Rua do Russel, ela ia ao trabalho de chinelos – revelava-nos uma coleguinha nossa e sua amiga com passagem pela televisão.
_______
DAQUELES DIAS ESPECIAIS
Um belo programa o Estúdio CBN com Fernando Andrade nesta sexta-feira (12), especial participação do compositor e produtor João Marcelo Bôscoli. Difícil em tempos de pandemia do coronavírus muita coisa na vida do cidadão – ir às ruas, ao banco, ao mercado, ao shopping, visitar amigos, parentes... namorar.
Como consolo ouvir num programa vespertino de rádio (em back groud) versos iniciais de imortal canção bossa nova do {Carlos} Lyra e Vinícius ({de Moraes}: ‘Se você quer ser minha namorada/Ah que linda namorada você poderia ser/Se quiser ser somente minha/Exatamente essa coisinha/Que ninguém mais pode ser’...
_______
ONDAFINAL.COM
/o Inalteráveis as cinco posições no mais novo boletim do Kantar Media Ibope. Em 1º ficou a Melodia, 2º JBFM, 3º Super Tupi, 4° O Dia e 5º 93FM. As demais situações do Top 10 apresentam Mix em 6º, Globo 7º, BandNews 8º, Cidade 9º, Antena 1 em 10°.




Nenhum comentário:

Postar um comentário