Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

sexta-feira, 19 de junho de 2020

Direto das Ondas

QUEM AINDA OUVE RÁDIO AM?(*)


1. Número certamente bem maior de pessoas que possa imaginar a nossa vã filosofia.
2. AM, hoje, é sinônimo de emissoras de aluguel, utilizadas por pequenos empresários ou radialistas que, mesmo dotados de qualidade para o ramo, não tiveram oportunidades. (Sem se falar nas seitas religiosas, predominantes arrendadoras de espaço no dial). O público ligado a tais grupos é, inegavelmente, fiel às emissoras do segmento.
3. Raphael de França assumiu, na 94 FM (Roquette Pinto), o Conexão RJ que, ao ser lançado no começo do ano tinha o comunicador William Travassos por titular.
4. O produtor é Ricardo Alexandre, que conta com a Luchia Araújo {grafia nova} mas antiga na rádio.
5. A emissora teve seu perfil repaginado em novembro com a ascensão de Cristiane Almeida à presidência.
6. Veteranos repórteres, Rodrigo Machado, Miguel Ângelo e outros, tiveram melhor aproveitamento.
7. Também o esporte que um tempo fez parte da grade foi reativado. A direção convocou profissionais da categoria de Luiz Carlos Silva, Carlos Borges e Ricardo Mazella, sendo estes dois desvinculados da Nacional, onde atuavam há décadas.
8. O Rio possui trinta uma FMs, entre as comuns e as webs. As públicas são apenas duas, MEC (governo federal) e 94 (estadual).
9. O mais recente boletim do Kantar Media Ibope espanta. A MEC está em vigésimo lugar, a 94 em vigésimo oitavo.
10. De que referência junto ao destinatário pode se valer emissoras tão mal situadas?
_______

PROSA PRA QUEM TEM

O moço prosa – nada a ver com a figura de marchinha do Chico – falava a um grupo de amigos que a SulAmérica Paradiso é sua preferida. Aí, ele disse, tocou um samba e caíram na farra...
Sem o querer (não é letrado, vê-se) fez lembrar livro de crônicas do Veríssimo – As Mentiras que os Homens Contam.
A SulAmérica Paradiso, adulto-contemporâneo, não toca samba. Não faz parte do seu playlist. (Justifica – quem sabe? – o seu 15° posto no ranking de audiência entre as emissoras cariocas.)
Canções brasileiras na média são duas a cada quarenta minutos, eis o seu lema. Quem se der a esse ‘esporte’ há-de confirmar e, não entenderá o slogan que diz ‘Muito além da música’.
_______
JÁ PEDIU? ENTÃO OUÇA
Quer coisa mais batida do que rádios que fazem dos pedidos musicais o seu meio de interatividade com o público? Simples assim, até o JP tira de letra para ‘zoar’ a ‘esperta’ Maria Clara.
Depois de algumas tentativas, a Globo FM vai ‘Vibrando por você’, e ingressou ‘de corpo e alma’ no campo. Sabe-se lá se sob a influência da valorização do dólar em dias de coronavírus...
Ou vagarosamente, talvez, como o despertar da montanha. Para uma emissora que já foi todo-poderosa, o sétimo lugar em audiência numa cidade maravilhosa é resultado ruim.
_______
ONDAFINAL.COM
Pra estar bem no Ibope -- dizem especialistas -- tem que se manter à direita do popular. Na contramão não cola. No momento, a JB é um claro exemplo ‘mostrado’ pelos observadores.
_______
(*) São exceções Nacional e MEC, estatais. Destacam-se entre as particulares Bandeirantes, Metropolitana, Capital, Sucesso, Copacabana e, a outrora ‘de minuto a minuto’ – Relógio.

2 comentários:

  1. Faltou mencionar a Rádio Rio de Janeiro (AM 1400 kHz), que está entre as mais ouvidas do segmento. Se fizessem o cruzamento das planilhas de audiência do AM com a do FM, ela apareceria entre as 10 ou 15 mais bem colocadas.

    ResponderExcluir