Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Direto das Ondas

 

A LONGEVIDADE NO RÁDIO (III)

Primeiro Tupi, depois Globo e, novamente Tupi. Foi em março de 1977 que nasceu na então líder dos Diários Associados o Show do Antônio Carlos. Seus produtores eram o jornalista Carlos Hamilton e a atriz Aldenora Santos, falecida ano passado, que se tornaria conhecida com a personagem A Pudica, tanto ou quanto o seu amigo e chefe como O Despertador do Brasil.

ASSIM SE PASSARAM...

Dez anos foi o tempo de permanência do programa em seu endereço inaugural. Em janeiro de 1987 ele ingressaria na Globo, na vaga deixada pelo Roberto Figueiredo que, ironicamente, talvez, se transferia para a ‘outra’. Ali, na emissora dos Marinho, foram criados os personagens que praticamente se eternizaram, ou quase isso. A moça do horóscopo, a fofoqueira de celebridades, e o ouvidor – repórter para, no telefone, anotar queixas e reclamações dos ouvintes.

PAPEL DE CADA UM

Personagens – quem acompanhou sabe – vividos por Zora Yonara, Juçara Carioca, a Juju, (que recentemente se despediu dos mortais), e o Ricardo Campello. Particularmente, uma senhora que inspirava muita confiança para transmitir ao cativante público doses generosas de rezas e simpatias populares.

OS ASTROS CONTAM

(Muita gente não terá, ao longo dos anos, percebido que ela se baseou numa ilustre e veneranda figura do veículo, Nena Martinez, que trabalhando no ramo, tinha inclusive, seus bordões e conselhos utilizados pela colega e fiel sucessora. Astróloga de profissão, Nena fizera o bastante para  ser  titular  de um programa na Tamoio, emissora do mesmo grupo, a que emprestava o seu nome.)

QUE PALAVRA ESSA

A palavra que melhor se aplica à Globo em termos de audiência é...longevidade. Foram quatro décadas que ela desfrutaria dessa absoluta situação. De repente (não mais que), os pilares aos pés de seus funcionários afundaram. Abril de 2016, em tom de cinza, foi um clima de horrores no aconchegante prédio da Rua do Russel, bucólico bairro da Glória. Demissões em massa. Uma tsunami. No ano seguinte AC saía. E, dava um jeito de levar sua equipe, incluindo o sonoplasta, já tendo ultrapassado, em alguns meses,  a faixa dos três anos na volta à Super Tupi.

_______

OndasFinais.Com

Carioca e torcedor do América, antes da Tupi  Antônio Carlos fez a madrugada na Metropolitana. Era – acredite – um programa de jazz, gênero que ele apreciava.

_______

Foi reprovado por nada menos que oito vezes num teste de locutores na outrora famosa Rádio Nacional.  Exigia-se muito dos candidatos que almejavam a profissão.

_______

Teve passagem pela primeira TV inaugurada no Brasil, a Tupi, de Assis Chateaubriand, filial no Rio.  Na emissora de origem paulista foi um colaborador do Sílvio Santos.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário