Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

sábado, 17 de julho de 2021

 

Esse Nosso Amor Antigo

OS SORTEIOS SURREAIS

Popular programa da Rádio Tupi há muitos anos, Patrulha da Cidade serviu para impulsionar a carreira de diversos profissionais. Paulo Lopes foi um deles. O show a que emprestava o nome, destinado especificamente às donas de casa, sempre desfrutou de grande audiência no Rio. No começo, era de segunda a sábado, de 6h às 9h, mudando-se depois para o horário vespertino. Lopes utilizava-se dos mais apelativos {e grotescos} recursos.

 

Numa quarta-feira de maio, finalzinho do mês em 1985, deparamos com algumas ‘pérolas’ dignas dos alegres rapazes que atuam em determinadas FMs. Naquela conversa que os comunicadores travam com seus (suas) ouvintes, o apresentador armava uma brincadeira que tinha por base o jogo do bicho. Oferecia três opções para quem estivesse do outro lado da linha e, se um dos palpites coincidisse com aquele ‘jogado no ar’, a senhora recebia um vale para compras numa rede de supermercados.

 

Havia mais atrações dentro do contexto. Ele também sorteava para quem telefonava, bilhetes da Loterj e, ainda babies doll e calcinhas. Uma das ouvintes pediu seis e temerosa de não ser entendida explicou, ‘meia duzia’. Seu argumento: ‘estava muito precisada’. O programa, segundo Paulo  Lopes, distribuía duas,  mas ’generosamente’ ele ia dobrar a oferta, e descia  a detalhes,  qualidade do tecido e cores das calcinhas.

 

Um apresentador de outra rádio, na época famoso colunista de celebridades num jornal popular, sorteava no sábado 25 daquele mês, calcinhas da Rita Cadillac. A ideia, esclarecia ele, era iniciativa do empresário da cantora (???), com a única e exclusiva finalidade de promover o novo disco da ex-chacrete!

_______

Em janeiro de 1987 Paulo Lopes se transferia para a Globo de São Paulo, assinando um contrato excepcionalmente vantajoso, de espantar a classe. Nesse mesmo ano, Antônio Carlos, também da Tupi, mudava-se para a Globo-Rio e, desta para aquela seus companheiros Luciano Alves e Roberto Figueiredo.

 

Um dos maiores salários do rádio, Lopes deixava a Globo de São Paulo em 2001, isto é, 14 anos depois de ser contratado pela emissora dos Marinho. A forma de seu afastamento teve semelhança com a de outros colegas da mesma empresa – Roni Magrini, também sediado na Pauliceia, e Haroldo de Andrade, no Rio, ambos altamente remunerados.

 

Ondas&Ondas.Com

O rádio de hoje se divide em essencialmente musical e falado. Nas emissoras do primeiro gênero, diversas edições do ‘uma hora só de música’. (Raros os comerciais, ou falta deles?) É boa a briga entre a Nova Brasil e a SulAmérica Paradiso. Parece até que trocaram figurinhas – o playlist. Aquela em função do nome dá prioridade aos temas brasileiros, compromisso que não prende a outra. Sob Medida, numa. Sem Escala, na concorrente. Um meio saudável para o ouvinte fugir de tanta notícia ruim.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário