Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Economia, futebol e lugar-comum

O mercado de futebol foi, entre outros, um tema tratado no “Enquanto a bola não rola” na Globo domingo 26 deste mês, com apresentação de Jorge Eduardo. De fala muito rápida – só perde em velocidade para o Marcelo Figueiredo da Brasil AM -- Jorge é dos melhores profissionais do ramo nas rádios do Rio. Dono de estilo original, no comando usa, com freqüência, duas frases que o marcam: “...padrão de qualidade no seu radinho”. “Fique com Deus, Ele existe”.
Tem, no entanto, uma acentuada queda para o “rota de colisão” (embora moderno), lugar-comum da estatura de “motivos para comemorar...” “a nível de...” Com o futebol em recesso, noticiário pífio, os medalhões Luiz Mendes e Osvaldo Paschoal estavam ausentes. Gerson Canhotinha lamentava a mediocridade do futebol no estágio atual (falta de craques, juízes fracos...) Marcus Aurélio (do “Quintal...”), reforçava o time, estreando como debatedor.
Quando se fala em mercado, fica patente que o assunto envolve área da economia. O economista Paulo Nogueira Batista Jr., em artigo publicado no dia 25, lembrava os 30 anos de morte de Nelson Rodrigues. Afirmou que aprendeu com ele a escrever para o público leigo, não especializado. “Todos nós carregamos nas costas não sei quantos vícios de redação, poses, noções de estilo, frases prontas ou semiprontas, idéias feitas (...), argumentava.
Paulo Nogueira recomenda a quem escreve: “... deve evitar as armadilhas da improvisação, da espontaneidade não trabalhada, e fugir do lugar-comum como da peste”— válido também para os profissionais da voz. Nelson Rodrigues, autor da série de contos “A vida como ela é...” e das crônicas esportivas “À sombra das chuteiras imortais” foi colega do Luiz Mendes no “Mesa redonda Facit”, anos 50/60 na extinta TV Rio. Escrevia e falava de forma simples.
Destaque
“Chat das cinco”. MPB FM 90,3. De segunda a sexta, às 17 h, com apresentação de Valéria Marques.
Memória
Efetivado na Globo em dezembro de 1994, Clóvis Monteiro retornava à Tupi dois anos depois
--o-- O rádio é a sua praia? “Radiomania, um cronista de plantão” – o livro pra você curtir. Informe-nos endereço e CEP pelo e-mail florylemond@bol.com.br para receber em casa o seu exemplar. Valor: 25 reais. SEDEX a cobrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário