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quarta-feira, 20 de junho de 2012

Vivendo com a mesmice


Um ditado popular (era contemporânea) assegura: “a vida muda de minuto a minuto”. Até onde ele encerra alguma verdade, não sabemos. E, acreditamos que outras pessoas pensem do mesmo modo, principalmente as que não aceitam tudo à primeira vista, ou seja, à primeira audição. (Há controvérsias, quando se trata de seres inconformados, incrédulos. Esses, naturalmente, dependem de um acurado processo de análises, reflexões. Ponto por ponto, tintim por tintim...)
A vida muda de minuto a minuto em alguns setores” -- dirão outros. É um repeteco interminável, coincidências, semelhanças, retrato do cotidiano envolvendo conhecidos ou anônimos. No rádio, por exemplo, isso fica patenteado ao girarmos o dial pelas emissoras populares. Na Tupi, onde a programação está “bombando”, de acordo com os últimos boletins do Ibope, um dos sucessos é o “Show do Heleno Rottai” e, uma de suas atrações, o “Palavra amiga”.
Na Globo em igual período, é revelado que “A verdade será sempre a verdade”, com o Tino Júnior, no “Vale tudo”. Pelas manhãs o David Rangel, com o “David dá show”, descreve “Sua vida em Manchete”. (Luiz de França, há cinco anos na mesma emissora em que atua o David, parou com “Histórias da vida”, um quadro parecido). A fórmula é uma só. Apenas os da Tupi e Globo contam com a participação dos ouvintes, opinando sobre os temas em pauta.
O rádio se modificou a partir dos anos 70, privilegiando o jornalismo e a prestação de serviços, particularidades do AM. Evoluiu técnica e humanamente, reunindo profissionais melhor preparados, com empresas bem estruturadas dispondo de equipamentos de última geração. No campo das ideias, porém, ainda se observa algum atraso. O receio de perder a audiência de um público cativo, obriga-o a manter um “show de mesmice”, como os quadros referidos.

/o/ Pouco antes de trocar o dial por um canal da Sky (a freqüência passou para a CBN) a Globo FM modificara sua grade. Vinhetas novas foram produzidas e, a seleção musical buscava atingir outra camada de ouvintes. O slogan então utilizado dizia: “A diferença está na música”.
Se o responsável pela ideia não migrou para a Roquete FM (94,1), é uma baita coincidência, mesmo depois de alguns anos passados. Dando curso à filosofia implantada pelo Arthur da Távola, a estatal atravessa uma de suas melhores fases. Mas, desafina com essa “diferença”.

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