Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

A ditadura de mercado

“Rádio, o veículo de maior credibilidade no Brasil”. O ouvinte habitual sabe a quem pertence a frase que proclama essa definição. E, em assim sendo, não precisamos declinar o seu nome. É – está escrito nas entrelinhas – um ícone no ramo que abraçou, o futebol. Quando faz aquela afirmativa nas transmissões, certamente ele se baseia em alguma pesquisa.
Não iria dizer tal coisa apenas por ser um apaixonado pelo rádio, ter construído sua vida nele, tornando-se um dos mais bem-sucedidos profissionais do meio. Todos que tem a mesma paixão pensam de modo igual -- no exercício da profissão ou na condição de ouvinte. O crédito atribuído ao veículo atinge alguns setores, não encontrando ressonância em outros.
Jornais e revistas, por exemplo, raramente elaboram pauta visando abordar o tema e, nas poucas vezes que o fazem, é através dos colunistas de notas. Forçado pela magia da TV a se modificar, o rádio perdeu para ela valores nas cotas de publicidade, mas vive citando a co-irmã que não lhe dá a mínima. Num confronto à parábola dos primos – é o pobre a cortejar o rico.
Falar de TV no rádio, na ótica do observador atento, uma boa justificativa para os profissionais que atuam nos dois veículos. No caso dos que trabalham somente no primeiro, percebe-se que as coisas da telinha representam consideráveis pontos na audiência. Por uma questão de mercado, comunicadores não desprezam o trunfo precioso. Mais claro, só água na fonte.

T R I V I A I S
/o/ Monique Dutra, repórter, virou conselheira de moda no “Show do Apolinho”.
/o/ Comunicador que se revelara em 2006, Rafael de França saiu da Manchete.
/o/ Antes dele, nada menos que sete profissionais deixaram a estação este ano.
/o/ Ciro Neves, que era de lá, aplica sua versatilidade em atuações na Bradesco.
/o/ “Agito geral”, sábados à noite na Globo, não tem mais um apresentador fixo.

OUVIR FAZ BEM
De 2ª a 6ª _/ “Sílvio Samper show”. Tupi AM 1280/FM 96,5. De 3h às 6h da manhã -- “Ponto do samba”, com Dorina e Rubem Confette. Nacional AM 1130. De 1h às 3h da tarde – “Pop bola”, com Toni Platão e outros. MPB FM 90,5. De 8h às 9h da noite _/

Nenhum comentário:

Postar um comentário