Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

sábado, 27 de abril de 2013

Esse nosso amor antigo

73) O mês de abril que ora está terminando assinala o centenário de nascimento de Carlos Galhardo (1913/1985), cantor da época de ouro do rádio. Na Mayrink Veiga, uma das emissoras por que passou, ele recebeu a denominação de “o cantor que dispensa adjetivos”, dentre os inúmeros que o Cesar Ladeira destinava aos artistas contratados daquela estação.
74) Galhardo, cujo repertório básico se constituía de músicas românticas, era também chamado de “o rei da valsa”. Numa fase de sua carreira, formava respeitável quarteto com Francisco Alves, Sílvio Caldas e Orlando Silva. Filho de italianos, ele nasceu em Buenos Aires, mas veio para o Brasil com apenas dois meses. Seus pais trocaram a capital portenha por São Paulo, radicando-se logo depois no Rio de Janeiro.
75) O cantor -- registrado como Castelo Carlos Gualiardi – tinha, no entender de alguns cronistas, “voz aveludada”. A canção natalina “Boas festas”, de Assis Valente, as valsas “Fascinação” (Marquetti/Armando Louzada) e “Eu sonhei que tu estavas tão linda” (Lamartine Babo/Francisco Mattoso), entre muitas outras por ele interpretadas, encantaram gerações.

76) Nelson Gonçalves (1919/1998), um dos maiores vendedores de discos em toda a história da música no país, morreu em 18 de abril – há 15 anos. Como a maioria dos cantores de seu tempo, apresentou-se em diversos programas de calouros, sendo reprovado, inclusive, no de Ary Barroso.
77) Um fracasso em todas as profissões que tentara, Nelson foi engraxate e até lutador de boxe. Ele não acreditava que o seu defeito na fala (era gago), representasse um empecilho na vida. Na busca do seu ideal acabaria, com persistência e tenacidade vencendo as barreiras.
78) Seus primeiros anos como cantor foram na Mayrink Veiga, décadas de 40/50. O auge, porém, ocorreria na Rádio Nacional, onde figurava entre os mais requisitados para os programas de broadcast, com a participação de orquestras, locutores e atores. Embora tivesse preferência pelo samba-canção, gênero em que obteve os maiores sucessos, Nelson gravou tangos e canções, além de sambas e marchinhas de carnaval.
79) Ironicamente, o seresteiro de “A volta do boêmio”, “Meu vício é você”, “Pensando em ti” e tantas outras paginas, perpetuaria em discos algumas composições do locutor que, depois de acionar o gongo, em anos distantes, o recomendara a seguir uma outra atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário