Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Tupi, na era da virada

Uma das mais importantes emissoras do rádio brasileiro, a Tupi comemorou em 25 último,78 anos de existência, dia em que o meio celebra o nascimento de Edgard Roquette Pinto, fundador do veículo no país.
Há uma década no Rio a Tupi atingiu marca expressiva – a preferência maciça do público, antes só parcialmente alcançada.

Ao contrário da Mayrink Veiga e Nacional em períodos distintos, nunca liderou de ponta a ponta. A sua posição de vanguarda restringiu-se aos Diários Associados, do jornalista e empresário Assis Chateaubriand, -- “o grande capitão” --,tal como era enaltecido pelas chamadas classes dominantes.
__________

Liderança absoluta, porém, a emissora viveria em meados dos anos 40. A façanha coubera ao Ari Barroso, uma antevisão do que no mundo moderno classificam de multimídia. Ele ganhava folgadamente das adversárias em seus horários, tanto nas transmissões esportivas quanto nas atrações diversas, incluindo o “Calouros em desfile”, dos mais famosos programas do gênero.
__________

O autor de “Aquarela do Brasil”, “Na baixa do sapateiro”, “Terra seca” e outras tantas músicas, já conhecido internacionalmente na época, desfrutava, pelo seu prestígio, da melhor remuneração na emissora.
Num plano abaixo ao dele, a Tupi teria a representá-la, a figura do repórter Affonso Soares, o criador da “Patrulha da cidade”, um policial que atravessou o tempo, sendo a maior permanência em cartaz no rádio.

__________

O programa, idealizado por Oduvaldo Cozzi, diretor artístico da estação, foi lançado em 1960, conservando-se na dianteira das concorrentes desde o seu aparecimento. E, no meio daquela década, com a Nacional em declínio pela interferência dos militares, a Globo começava a subir no conceito do público. O avanço deveu-se aos irmãos Luiz e Raul Brunini.
__________

O modelo de que se valera os dois seria aprimorado por Mário Luiz Barbatto. Ao assumir a direção da rádio, depois de ser apresentador de uma parada de sucesso e chefe da equipe de locutores, Mário Luiz lançava o tripé “música, esporte e notícia”. A fórmula adotada fez a audiência da Globo disparar.
Essa condição, uma hegemonia de 40 anos, caira em decréscimo a partir de 2001, com o “Projeto Brasil”. A abertura, aproveitada pela “outra” levou-a ao ponto em que se encontra. Até quando, nem a Glória Britto sabe.
__________

Dos que brilhavam na emissora da Glória (Rua do Russel) no passado remoto, estão na do bairro da Saúde (Rua do Livramento), profissionais suficientes para preencher uma programação de 12 horas. São campeões Washington Rodrigues, Heleno Rotay(ex-98) e Luizinho Campos, destacando-se Francisco Barbosa, Haroldo de Andrade (Júnior), Ricardo Alexandre e o Pedro Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário