Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Quadrinhos, joias raras

Nos pequenos frascos, a essência do produto – alguém escreveu referindo-se a uma linha de perfumes. A definição pode servir para os quadrinhos nos programas de rádio, com duração semelhante aos noticiários de hora marcada, exemplos de “O Globo no ar”,“Sentinelas da Tupi” e “Nacional informa”.

O Clóvis Monteiro, que se autodenomina “motivador do Brasil”, apresenta no seu programa uma dessas joias do rádio moderno. É o quadrinho “Lição de vida”, cuja importância apenas o ouvinte distraído não percebe. Na mesma Tupi, desfilam no programa do Francisco Barbosa, o “Seu Manuel Tamancas”, personificado por Luizinho Campos, e “A luz da psicologia”, com Luiz Ainbinder.
__________

No mesmo estilo do “Lição de vida” e, no entanto, com mais quilometragem (é do tempo em que ele trabalhava na Manchete), tem o “Moral da história”, com o Roberto Canázio, no “Manhã da Globo”.Fruto do velho rádio e, originalmente conhecidos como interprogramas, hoje se renovam, elaborados. São bons momentos num veículo onde a mesmice virou substantivo comum.

Admiráveis também, o “Dois tempos”do Mário Esteves, na Manchete abordando trilhas sonoras de novelas e cantores de sucesso, e “Globo natureza” da Rosana Jatobá, com ideias e sugestões para a preservação do meio ambiente. A ressaltar, o desempenho do Ricardo Villa no “Disco do dia”, na MEC.
__________

AMOR ANTIGO
Dono do mais famoso programa de auditório na história do rádio, César de Alencar era muito mais que animador. Foi também cantor, compositor e, no inicio da carreira, ator. César (1917/1990) era, inclusive, uma figura criativa. As entrevistas por telefone, tão utilizadas no rádio de hoje, foi uma invenção dele.

Criava os quadros de seu programa e,intercalando aos de formato normal (25 minutos), idealizou os interprogramas, que o jornalista Borelli Filho, da “Revista do Rádio”, chamava de quadrinhos. Na fase do ostracismo, marcado pelo episódio da Revolução de 64, ele foi parar na Rádio Federal, de Niterói. Ali, apresentava um dos tais -- “As virgens do César” – isto é, lançamentos de gravações.
__________

LEMBRANÇAS
A cantora e atriz Vanja Orico aniversaria no dia da Proclamação da República. Fez 84 anos. Estrela do filme “O cangaceiro” e uma das intérpretes de “Muié rendeira”, entre outros sucessos, foi lembrada por alguns programas de rádio.

SEM QUEIXAS
Fãs do Agnaldo Timóteo (77 anos) não podem se queixar da falta de espaço, no rádio, para artistas de sua geração. Às sextas-feiras, invariavelmente – com direito a entrevista --, ele aparece no programa do Luiz Vieira, na Manchete.

O QUE É ISSO?
Em novembro de 1985 morria, no Rio, o comunicador da Globo Waldir Vieira. Algumas pessoas ainda hoje confundem o nome dele com o do autor de “Menino de Braçanã”. Caso de uma admiradora do Timóteo, residente em Itaboraí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário