Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

terça-feira, 29 de abril de 2014

Nossos comunicadores (5)

FRANCISCO BARBOSA
Na Tupi há pouco mais de sete anos – em sua segunda passagem --, Francisco Barbosa, 56, já era locutor experiente quando veio para o Rio no limiar da década de 80. Iniciara carreira na Difusora de Minas e estava na Sociedade de Juiz de Fora, em sua terra de origem ao receber proposta para trabalhar na Cidade FM,do Sistema de Rádio JB.

.o. Na revolucionária emissora em que brilhavam Eládio Sandoval, Fernando Mansur, Ivan Romero, Paulo Martins, Romilson Luiz e outros, Francisco Barbosa teve como missão, responder pelas madrugadas, de 2 às 6h.Depois, ele faria breve temporada na Del Rey, transitaria pela Estácio e Nacional, acabando por ingressar na Globo FM.

.o. Dali, sem demora, para a matriz -- ou seja --, o AM do grupo. Firmava-se na casa a partir de um convite do Haroldo de Andrade para substituí-lo num período de férias. Curinga em pouco tempo, ganharia projeção com o Paulo Giovanni que, em 1987, anunciava o propósito de desligar-se, deixando gravadas suas participações.

.o. Paulo Giovanni se despediu da rádio em abril de 1989. Barbosa assumiu horário de 7 às 9h, passando a atração a se chamar “Show da manhã”. Em 1994 é remanejado para do meio-dia às 3h, e o programa ganha seu nome. Lança um quadro de humorismo com Maurício Menezes e Hélio Júnior, que se constituiria no principal trunfo.

.o. Titular do “Show da Globo”, de meia-noite às 3h, Hilton Abi-Rihan recebia bilhete azul em agosto de 1998. Sem um nome definido para ocupar o horário, a direção escalava o programa do Francisco Barbosa. O que ia para o ar, com a chamada ‘o ouvinte pediu’, não era uma segunda edição.Uma simples reprise, com notícias atualizadas.

.o. O recurso seria utilizado durante pouco mais de um ano. Embora bem-sucedido junto ao público, Barbosa estava, desde que mudara de turno, perdendo para o concorrente -- Pedro Augusto, da Tupi, cujo crescimento coincidira com a sua transferência. Era demitido em dezembro de 1994, dando lugar a Ana Flores,com o “Tarde legal”.

M E M Ó R I A
Barbosa voltaria à Globo em outubro de 2001,depois de rápida passagem pela Tupi, mas sairia em julho de 2005. Cedera lugar ao “Amigas invisíveis”, da Marlene Mattos, pilotado por... Ana Flores.
Nos intervalos esteve na Carioca, com Américo Fernandes, Mauro Montalvão, Paulo Martins e Ricardo Campello. Antes de reintegrar-se à radio da Saúde, passou pela MEC AM e Tropical Solimões.

Fontes: Emissoras, acervo pessoal e Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário