Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

terça-feira, 6 de maio de 2014

‘Pátria’ salva. Até a Copa

Duas semanas depois de lançar um novo programa esportivo, a Globo promoveu a estreia de outro... no mesmo horário, de 8 às 10h da noite. “Olha o gol”, com Edson Mauro, surgido em 1° de abril, consagrado ao Dia da Mentira perdeu as segundas-feiras para o “Futebol de verdade”, estrelado por Zico e Juninho Pernambucano, com Felipe Cardoso na função de mediador.

.o. Com a medida, a emissora coloca no ar uma dúvida sobre o prestígio do proclamado “ bom de bola”. Afinal, ele está na casa há tantos anos e, só agora em 2014, ganhou a titularidade num espaço – normalmente curto devido aos jogos do meio de semana. Curioso. Dia, horário e formato do “... de verdade” são os mesmos de um programa do Edilson Silva na Bradesco FM.

.o. Partindo-se da filosofia defendida pelo título deste, a conclusão a que chegam os cabeças pensantes é desanimadora -- isto é --, tudo em torno do tema, anteriormente, era uma balela. E, os ex-jogadores, como na história de Pilatos na cruz, entram para salvar a Eucarestia, quer dizer, a ‘Pátria em chuteiras’, de que falava o Nelson Rodrigues. Enquanto os jogos da Copa não vem...

GRADE NOVA NA MEC
A MEC AM, velha rádio do Ministério da Educação e Cultura está de programação nova. Foi lançada no mês passado. Com a repaginada, alguns programas saíram da grade, exemplos do “Estação cultura” -- às 12h, com Alessandra Ekstine; “Almanaque carioca” -- às 14h, com Thiago Alves; e “Arte em revista” -- às 18h, com Jota Carlos, (este o mais antigo).

.o. Amauri Santos foi o maior beneficiado com as modificações. “Sintonia Rio”, cartaz que ele apresentava das 7 às 9h da manhã, agora vai até às 10h. “Rádio sociedade”, outro remetido ao arquivo, até então comandado por Denise Viola(*), cedeu lugar ao “Planeta lilás”, ainda com ela, de que também é co-produtora. Começa às 10h, uma hora a menos de duração.

.o. “Atualidades”, às 11h, com o Cadu de Freitas, de debates, teve modelo e nome alterados. Passou a se chamar “Bate-papo ponto com”, intensificando as participações dos ouvintes através das ferramentas modernas da tecnologia. Muito comum em algumas FMs e nas rádios sem grupos de criação, um musical corrido está preenchendo os espaços dos programas extintos.

(*) Meio ambiente e sustentabilidade são assuntos pouco explorados no rádio. Na seara em que a Denise acaba de ingressar, a primazia cabe ao André Trigueiro, com “Mundo sustentável”, na CBN, aos sábados e domingos, às 13h50, que completou dez anos em setembro último. Jornalista como os demais, Rosana Jatobá apareceu em maio de 2012 na Globo, Rio. “Tempo bom, mundo melhor”, de segunda a sexta, às 13h05, foi sua contribuição inicial. Depois, "Globo natureza", um pouco mais tarde. Ela disse reconhecer que os temas não dão Ibope.

Nenhum comentário:

Postar um comentário