Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

terça-feira, 27 de maio de 2014

Nossos comunicadores (7)

CLÓVIS MONTEIRO
O comunicador Clóvis Monteiro, 55, gaúcho de Alegrete há 25 anos fazendo rádio no Rio – completados em 2013 --, atuou por dez temporadas em seu estado, onde começou aos 18 de idade. Antes de decidir pela carreira de radialista, Clóvis foi ilustrador e chargista em Santa Maria. Também naquela cidade, comandaria um programa na rádio local, exercendo, mais tarde, a gerência de programação na Atlântida FM.

.o. No intervalo de uma e outra, foi repórter da RBS TV. No Rio, para onde se transferia em 1986, passou pelas FMs Tropical e 105, e Capital AM. Nesses 25 anos em emissoras cariocas, 20 foram dedicados à Tupi, 17 dos quais à frente do “Show da manhã”. Em junho de 1994 era contratado pelo Sistema Globo. Durante seis meses teve dupla atividade – a de curinga na 98 FM, e noticiarista na principal. Passava a titular em dezembro.

.o. Caberia a ele, na Globo, a apresentação de dois programas, um diário e um semanal. O primeiro, “Parada popular”, de segunda a sexta, o outro, “A grande parada”, ambos de 3h às 6h da manhã. O ocupante do horário era o Sílvio Samper, que a emissora dispensara naquele mês. Dois anos depois, ele anunciava no ar, seu desligamento, uma coisa rara.

.o. Clóvis resolvera retomar o espaço na Tupi, onde, durante certo período, apresentava um programa de manhã, e outro à tarde. Tinha uma boa proposta e, por desafio, concorrer com o Antônio Carlos. O “Show da manhã”, criado para assinalar a sua volta, entrava na grade no mesmo horário daquele – de 6h às 9h. E, um fator favoreceria o Clóvis -- a subida da emissora no Ibope no Rio -- com a brecha deixada pela outra, o “Projeto Brasil.”

.o. Somando-se aos quadros em que Washington Rodrigues (o Apolinho), a astróloga Glória Britto e o humorista Maurício Manfrini, são atrações, o apresentador investiu na cobertura do trânsito. De forma diferente, dando vez (e voz) aos informantes – os repórteres voluntários. Esses colaboradores, que promovem uma audiência maciça, aparecem na primeira hora do programa. Utilizando-se de celulares, eles fazem uma prestação de serviços tão importante quanto à dos setoristas da CET-Rio, ou da PRF, na Ponte Rio-Niterói.


M E M Ó R I A
A mesa de debates do “Show da manhã”, que reúne analistas de notícias, sofreu diversas modificações ao longo dos anos -- o que aconteceria também no formato original do programa.
Participariam dela, em tempos distintos, o comunicador Andrea Gasparetti, a jornalista Mônica Bloch e a atriz Solange Couto. A fase de maior sucesso, no entanto, ocorreria com a dupla Maurício Menezes (hoje coordenador na Globo) e o Jorge Nunes (falecido em 31 de janeiro).

Fontes: Emissoras, acervo pessoal e o Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário