Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

terça-feira, 18 de novembro de 2014

O era uma vez da 98 FM

Assim como da costela de Adão nasceu Eva – reza uma lenda na história antiga --, da Eldorado, parte do Sistema Globo de Rádio, nasceria a 98 FM, durante nove anos consecutivos líder absoluta de audiência, “menina dos olhos” dos diretores. O slogan proclamava a sua condição: ‘Você liga... é só sucesso’.

Criada em 1978 no lugar da Eldo Pop, que funcionaria por poucos anos, a emissora teve entre seus primeiros comunicadores, Heleno Rotay e Mário Esteves, em início de carreira. Pioneiro dos disc-jockeys e legenda no rádio dedicado ao público jovem, Big Boy (Mundial), foi programador da 98 FM.
_______
REFERÊNCIA
Idealizado pelo apresentador Robson Castro, e lançado em 1981, o “Good times” se tornaria a maior referência de programas da rádio. Diariamente no ar das dez da noite às duas da madrugada, era especializado em flashbaks, abordando temas das décadas de 50 e 60. Acabaria no limiar de 2008.

Naquela ocasião, o Fernando Borges pilotava o horário, implementando ao cartaz um estilo próprio, bem mais coloquial. Como num poema de Vinícius de Moraes, “foi bom enquanto durou”. Sua extinção frustraria o público. O desligamento do Borges, por sua vez, se daria de forma traumática.
_______
A PERDA
Com a investida de outras emissoras na exploração do modelo, a posição da 98 começava a balançar. Uma que mais incomodaria a então líder, seria a 105, em cujo elenco, entre outros, estavam Fernando Mansur, Oduvaldo Silva, e o ‘oriundi’ Robson Castro com “Yesterday”, um similar do “Good times”.

Nos últimos dez anos, a 98 foi desbancada pela FM O Dia e, há seis, sofrera uma total reforma na programação, mudando inclusive, sua nomenclatura. Chamada Beat98, passava a priorizar os gêneros populares – funk, axé e o pagode ‘água com açúcar’ – ritmos do gosto de determinadas correntes.
_______
O IMPASSE
A partir zero hora deste dia (18) os 98,1 ficam sendo utilizados pela Globo devido a um impasse na negociação do empréstimo dos 89,5 com um grupo paulista. A Beat98 transfere-se para a Web com o nome de Radiobeat, e repete a situação ocorrida com os 92,5, (Globo FM original), hoje CBN.

Detentores de informação privilegiada sobre o fim da emissora no segmento, alguns de seus contratados migraram para outros prefixos, outras mídias. Entre eles, o Vam Damme (que acertou com a Cidade), a Gláucia Araújo (que incluiu a Mix na sua roda vida), o Tino Jr. (Rede Record) e o DJ Marlboro.

LINHA DIRETA
// Irrepreensíveis as atuações do Maurício Menezes, Hélio Jr. e Sérgio Ricardo, no “Plantão de notícias”, na Globo, dia de Todos os Santos.
// Tem sido muito boas as entrevistas do Sílvio Samper com autoridades em saúde, no “A tarde é nossa”, nova atração da Manchete.
// Debates de alto nível, uma tônica do “Programa Luiz Ribeiro”, garantem na Tupi, melhores índices de audiência nas noites sem futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário