Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Globo 70, a retomada I

Missa no Outeiro da Glória a cada 2 de dezembro, pelo aniversário de fundação da Rádio Globo, tornou-se tradicional para artistas, funcionários e técnicos da emissora. A dos 70 anos agora festejados, na Catedral Metropolitana, têm peso maior. A retomada dos índices de audiência, uma hegemonia que perdurou por quatro décadas, seu principal objetivo.

Com a adoção do projeto “Globo Brasil”, a partir de 2002, a rádio dos Marinho pretendia alcançar o mercado nacional, fazendo programação em rede. Se a empresa foi bem financeiramente, no campo da preferência do ouvinte, acabou perdendo terreno, proporcionando à sua concorrente direta a conquista do espaço. O Rio por meta, foi o começo da reação.

A mudança de executivos, acrescida do retorno de profissionais que haviam migrado para o lado de lá, ou para outra alternativa, parte dos planos. Não se precisa pensar muito para perceber a estratégia. Em maio de 2012, a Globo promovia a saída do grupo de José Carlos Araújo, e levava para o lugar, o Luiz Penido, privilegiado pelo Ibope na grande rival, a Tupi.

Voltaram para a casa, para desempenhar missões específicas, o Maurício Menezes, David Rangel, Sérgio Ricardo e, por último, o Mário Esteves. E, com eles (das inúmeras ao longo de dois anos), uma nova reformulação na grade, observada em dias comuns do horário vespertino. A troca do “Planeta Rei” pelo “Madrugada e Cia”, outra medida com a mesma finalidade.
_______
BOTEQUIM ESVAZIADO
Jogos da Copa do Brasil nas terças, do Campeonato Brasileiro nas quartas. Nas quintas, a 3ª temporada do “The Voice”. Com isso, o “Botequim...”, sob nova direção, tornou-se um programa descartável.
Por causa dele, a emissora não separa as freqüências, como faz nos jogos de horários coincidentes nos fins de semana. A novidade no The Voice”, quinta passada, foi a parceria do Alexandre Ferreira com o Paulo Beto (hoje integrando a Radiobeat), em substituição ao Zeca Marques.
_______
AINDA NÃO ESTOUROU
Ellen Oléria (você se lembra?) não estourou no Norte nem no Nordeste. Vencedora da 1ª edição daquele concurso, está com um novo disco na praça – o segundo. A propósito do lançamento, foi entrevistada por Thiago Alves, no “Armazém cultural”, na MEC AM, às 3h da tarde.
Na conversa, reproduzida no Dia da Consciência Negra (20), a cantora falou dos seus projetos e do tempo que vem buscando o estrelato. Citou Milton Nascimento e Djavan entre os seus ídolos e influências musicais, acrescentando que o repertório do recente trabalho é metade autoral.
_______
DERRAPAGEM 1
Abrindo seu programa dia 27 na Tupi, Fernando Sérgio reportava-se ao vidente Jucelino da Luz, caso do avião que cairia na Avenida Paulista. Ele fechava dizendo: “...previsto com antecipação” (sic).

DERRAPAGEM 2
A nova diretoria do Vasco não manterá Joel Santana. O próximo técnico vai ganhar muito menos – discutia-se à tarde no “Globo esportivo”. Dé Aranha explicava: “Os salários é (sic) cem mil reais”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário