Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Globo 70, a retomada II

Durou 1 hora e meia, na Catedral Metropolitana, a missa dos 70 anos de fundação da Rádio Globo. Pela 1ª vez na história da emissora, a solenidade teve transmissão direta, celebrada pelo arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta e co-celebrada pelo padre Marcelo Rossi.

Os cantores Agnaldo Timóteo, Jerri Adriani e Elymar Santos participaram efetivamente das comemorações, presenciadas por um grande público, funcionários da rádio, autoridades e convidados.
_______
MEIO E MENSAGEM
O texto de mensagem do grupo, ganhou leitura do Roberto Canázio. Assinalava que “a rádio foi o 1º veículo que Roberto Marinho criou, dois anos depois de assumir o jornal ‘O Globo’, devido a morte do pai”
Lembrava que diversos profissionais do jornal brilharam na rádio, dali surgindo “O Globo no ar”, até hoje em cartaz. “Quando a rádio foi fundada – destacou – a televisão não era sequer um sonho”.

A mensagem da empresa, transmitida pelo comunicador, dizia ainda: “Reverenciamos, neste momento de festa, a memória daqueles colaboradores e ouvintes que não estão mais entre nós”.
As comemorações pelo aniversário vão se estender com uma série de eventos no decorrer de 2015 – informam os executivos da emissora. Estão previstas, segundo eles, mais novidades na programação.
_______
FREQUÊNCIAS USADAS
Sob o prefixo PRE-3, a rádio operava em 1180 Mkz, que seria ocupada pela Eldorado. Ela passaria para os 1220, que pertencia à Mayrink Veiga, fechada pelo governo militar em meados de 1964.

Nos 40 anos de sucesso, desfilaram por seus microfones figuras estelares do meio. Mário Luiz, Raul Brunini, Luiz de Carvalho, Sagramor de Scuvero, Haroldo de Andrade, Paulo Moreno, Waldir Vieira, Luciano e Adelzon Alves, Roberto Figueiredo, Paulo Giovanni¹, Antônio Carlos² etc.

O setor esportivo, um dos pilares, reuniu ao longo dos anos valores da categoria do Waldir Amaral, Luiz Mendes, Jorge Curi, João Saldanha, Celso Garcia, Affonso Soares, Àureo Ameno³ e outros.
_______
OS XIS DA HISTÓRIA
¹ Após breve passagem pela Tupi, um dos destaques na rádio durante 20 anos. Desligou-se em abril de 1989, para se dedicar à sua agência de publicidade. Radicado em São Paulo, foi entrevistado por Canázio nesse dia.
² Na rádio desde janeiro de 1987, é o único remanescente daquele elenco. Também esteve na Tupi, e Aldenora Santos já era sua produtora. Quando se mudou, Luciano Alves e Roberto Figueiredo foram para a outra.
³ Repórter na equipe de Doalcei Camargo, que antecedeu o Waldir Amaral, produtor do Haroldão. Aos 81 de idade, depois de um tempo ausente, está com o Garotinho na Transamérica FM, "pedrinha na chuteira global”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário