Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Esse nosso amor antigo (q)

OS 25 ANOS DA CBN
.o. Agora em 2016, a CBN está festejando 25 anos. A data do seu aniversário é 1° de outubro. Pelo evento, algumas promoções foram delineadas. Uma delas, a retrospectiva de programas e coberturas que marcaram os primórdios de sua existência.

.o. Criada nos moldes das rádios norte-americanas, all news – ou seja – notícias durante 24 horas, também incluiu em sua linha transmissões de futebol e corridas de Fórmula-1. Os centros principais de sua atuação, Rio, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília.

.o. Dentre os fundadores até hoje em seus quadros, listam-se, entre outros, Roberto Nonato, Milton Jung, Tânia Morales, Ceci Mello, Carlos Alberto Sardenberg, Fernando Andrade e João Carlos Santana, baseados em Sampa. No Rio, a Carolina Morand, o Carlos Eduardo Éboli e Álvaro Oliveira Filho – sendo estes da equipe esportiva.
_______
DE FIGURAS MARCANTES
.o. Foram também fundadores no Rio, Sidney Rezende (desligado em 2010), e Alves de Mello (Plácido Alves de Mello, no registro civil), que recebera bilhete azul ano passado, depois de licenciar-se devido a uma enfermidade. O mais notório de seus fundadores foi Heródoto Barbeiro, em São Paulo. Em 2011, mudava-se para a TV – a Recordnews.

.o. O cronista Juca Kfouri, é outro dos que fundaram a CBN. Estivera ausente por determinado período, voltando mais tarde. Participam do cast há alguns anos, Flávio Gikovate, Paulo Massini, Marcos Guiotti, Carlos Heitor Cony e Artur Xexéo. Com boa rodagem na equipe do Rio, o André Trigueiro, a Juliana Duarte, Bianca Santos e Lilian Ribeiro.
_______
MUDANÇAS, CONTINGÊNCIAS
.o. A CBN fez mudanças recentes, para reestruturar sua programação. Dispensou inúmeros profissionais. Contratou outros, por naturais contingências. Os salários? Menores, com toda certeza. Quer saber de quem a culpa? Não é preciso ser economista para encontrar a resposta, ou ironizar malcriada expressão de um marqueteiro americano.

.o. Em toda efeméride -- veículos de comunicação, por exemplo, – há sempre o lado negativo. Mariza Tavares, terceira a dirigir o jornalismo, está no posto há mais de 20 anos. O primeiro foi Agostinho Vieira, ambientalista, entre outras coisas. Na rádio, Evaldo José, Antônio Carlos Duarte, Leandro Lacerda e Francisco Aielo, ‘tocam o futebol na dose certa’.
_______
S I N T O N I A
/o/ ‘A luz da psicologia’, com Luiz Ainbinder é um dos destaques do “Programa Haroldo de Andrade”, na Tupi. Às 9h20, com reprise a 1h20, no “Super madrugada”, do Fernando Sérgio.
/o/ Outra boa opção nas manhãs do Rio é ‘O rádio faz história’, no programa “Todas as vozes”, com Marcus Aurélio, na MEC AM, às 8h20. Reprisado a 1h da tarde e às 9h45 da noite.
/o/ Mais comum do que se imagina esse recurso. Nas rádios da EBC , atualmente, uma verdadeira miscelânea. Programas de uma , reproduzidos em outra, uma ‘feira árabe’.
/o/ Nas de menor investimento, a coisa beira o patético. Um tal de “Papo maduro”, na Bandeirantes AM, roda mais que caminhão nas estradas. Procuram-se, técnicos do Dentel.
_______
MEMÓRIA VIVA
Nascido na Tupi em 1985, “Enquanto a bola não rola”, idealizado por Kleber Leite, trocaria de prefixo pouco tempo depois. O programa ultrapassou os 30 anos em cartaz. Kleber se revezava com o Áureo Ameno na apresentação e, dele participavam valores da categoria do Washington Rodrigues, além dos saudosos Luiz Mendes, Celso Garcia e Affonso Soares. Domingo retrasado, espantamos com o tratamento.

Interditados o Maracanã e o Engenhão, Vasco e Flamengo iam jogar em São Januário. Questão levantada pelo experimentado Eraldo Leite, tinha esse enfoque: “O estádio suporta um clássico desse porte?" De remexer na tumba um mestre de jornalismo com o qual tivemos convivência. Um texto assim, segundo o habitante do “País dos Esplendores”, só era admissível para uma poesia ou teases -- comerciais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário