Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Girando com as ondas (008)

O OURO DO RESGATE
Sem apresentar o futebol que a torcida esperava, a seleção masculina ganhou da Alemanha o jogo final da Olimpíada, a Rio 2106. Feito inédito, a conquista do primeiro ouro olímpico, um resgate para o seu prestígio nos meios esportivos, seriamente abalado desde a Copa de 2014. Com o placar de 5 a 4, gol de Neymar e defesa de uma cobrança pelo goleiro Weverton, os dois se transformariam nos principais responsáveis pelo sucesso.

.o. O ineditismo do título da equipe brasileira, reverberou também, na retransmissão do jogo pela MEC AM. Em 80 anos de sua história, nunca havia participado de jornadas esportivas. Seus sintonizadores jamais cogitariam de viver tal situação. Pelas ondas da Nacional, chegava a eles a voz do André Luiz Mendes, titular da emissora em Brasília. André normalmente cobre as partidas no Mané Garrincha, sendo um precioso trunfo da casa.

.o. Graças aos recursos da tecnologia, André fez dobradinha com Waldir Luiz (no Rio) – ‘o comentarista que sabe o que diz’, como se os outros, não (ou nada) soubessem). A sua narrativa vibrante é entremeada por um bordão absurdamente esquisito. Dependendo do desenrolar das descrições, ele costuma dizer que, ora ‘a casa cai’, ora ‘a casa vai cair’. E, a todo instante proclama, dicção inflamada, que ‘a Nacional é a verdadeira rádio do Brasil’ (*).
_______
TUDO A FAVOR
.o. O SGR foi o que mais pontificou o seu trabalho na cobertura da Olimpíada, movimentando um contingente de esportistas em todas as modalidades. Foram destaques os programas especiais apresentados em horário integral na freqüência do AM 1220. O “Estação Rádio Globo” e o “Central dos Jogos”, sem sombra de dúvidas, de alto profissionalismo, e as melhores sacadas.
_______
COADJUVANTES
.o. As cariocas Bradesco Esportes e Bandnews Fluminense funcionaram como simples repetidoras da Bandeirantes de São Paulo, cabeça do grupo, no comando das ações. Pequenas as participações dos representantes da segunda do triunvirato, e menor ainda, nos da que leva o nome do banco. A empresa já estaria, segundo fortes rumores, decidida a formar um núcleo no Rio.
_______
CASA DO CONTRA
.o. Na hora do Brasil e Alemanha, a Tupi transmitia de Cariacica, Espírito Santo, o jogo do Vasco e Sampaio Correia, série B do Brasileiro. Nem ouvintes fiéis entenderam. Sobre a Olimpíada, informativos e comentários avulsos. Contrariaram, até, um popular slogan: “Quem 'tá no Rio, 'tá na Tupi”. O mais recente, rodando na emissora – ‘Eita rádio danada de boa’ -- uma engambelação.
_______
I N T E R V A L O
(*) Fez-nos lembrar de um outro Luiz, o de França,dos melhores comunicadores do veículo. Em todas as rádios por que passou (a falida Manchete foi seu último endereço), ele afirmava ser o seu programa ‘o verdadeiro da família brasileira’.
Há algum tempo (e, hoje especialmente) curtindo na bucólica Serra da Mantiqueira a sua Barbacena tão divulgada, possivelmente se diverte, – entre uma e outra pescaria –com uns ‘pitacos’ na Uai, web do neto Rafael.



Nenhum comentário:

Postar um comentário