Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Girando com as ondas (009)

MEC E NACIONAL, 80
A Rádio MEC AM celebrou em 1º deste mês 80 anos de fundação. Nascida Sociedade do Rio de Janeiro em abril de 1923 por iniciativa do professor e cientista Edgard Roquette Pinto, foi transferida nas comemorações da Independência, em 1936, para o chamado, na época, Ministério da Educação e Saúde¹ -- posteriormente Cultura.

.o. Roquette Pinto entendeu que o empreendimento buscava o lucro e, decidiu doá-lo, sob o compromisso de que não deveria ser utilizado para outros fins senão o desenvolvimento da cultura popular. Onze dias separam os aniversários da MEC e Nacional, inaugurada em 12 de setembro na Praça Mauá, 7.

.o. O Edifício A Noite, até então o maior do Rio, era classificado pelas pessoas simples como ‘arranha céu’. Roquette Pinto abria mão da posse da MEC, em meio aos preparativos que originariam o surgimento, de acordo com os historiadores, de uma das mais importantes emissoras de rádio da América Latina. (Radiobras,antes. EBC, depois).
_______
O PROJETO CAÍDO
.o. Ainda na quadra final deste mês em 2012, inaugurava-se a Bradesco Esportes. José Carlos Araújo encabeçava o projeto, visando divulgar modalidades diversas no Rio durante 24 horas, além naturalmente do futebol. Um desafio para ele, que atuara na Globo por quatro décadas.

.o. Pouco mais de um ano da inauguração da rádio, em dezembro de 2013, a ideia não avançara nos resultados. Qual navegante alerta, o Garotinho deixou o barco para outro timoneiro tocar. Foi, com seus amigos diletos – Gerson Canhotinha e Gilson Ricardo --, armar em rios novos, cordas voltadas para uma galera jovem, basicamente integrada por universitários.

.o. A Transamérica, apesar de ser essencialmente musical, dispunha a ceder uma faixa de seu latifúndio sonoro para mais uma empreitada. O manda-chuva de lá, Eder Luiz, embora concorrente, abonava. Ou seja: profissionais veteranos, de espíritos joviais, um bom investimento. Dependesse apenas dos teen-agers, o trio ainda estaria ‘cumprindo sua versão pop’.
_______
POLO DA CONVERSA
.o. Mudança de comando, mudança do polo da conversa. Cada timoneiro toca o barco a seu jeito, filosoficamente devagar – bem o diz Hermínio Bello de Carvalho em melodia do Paulinho da Viola. Na visão do poeta, ‘quem me navega é o mar’. Não ‘tava’ pra peixe o mar, modalidades se foram. Valorizou-se o esporte bretão. Em 24h, predomínio de Sampa.

.o. No começo do ano, o que era em tempo integral, foi drasticamente diminuído. A crise econômica também atingia veículo com nome de banco. E, a Bradesco dispensava mais da metade de seus contratados. A grade local (espécie de núcleo carioca) restringia-se a um quinto dos programas. Prioridades para os jogos das equipes fluminenses.
_______
SE LIGAR FAZ BEM
.o. Vai muito bem, cinco meses depois de sua estreia, o “Se liga no sábado”, com o Guilherme Grillo, às 10 da noite na Globo. Do gênero variedades, já fez, porém, esquecer o “Plantão de notícias”, antecessor.Concorre ‘ao vivo’, com o “Musishow”,do Cirilo Reis (Nacional).

.o. Interagindo no WhatsApp dia 27, um ouvinte chamou o apresentador de João Grillo (coisa do consciente coletivo), confundindo-o com o personagem de “O auto da compadecida”, renomada peça teatral de Ariano Suassuna. O humorado Guilherme tirou de letra.
_______
UMA VISÃO DA EBC
.o. “Talvez nunca se tenha falado tanto da Empresa Brasil de Comunicação, a EBC². E, a EBC não é só TV Brasil. Abriga uma cadeia radiofônica que cobre as regiões Norte, Nordeste e Amazônia, esquecidas pela grande mídia. Comporta a Agência Brasil, que fornece conteúdo atualizado a milhões de pessoas e centenas de veículos.

.o. “Fala-se também em cabide de empregos. Têm-se aí ou a ignorância ou a falácia – ou ainda uma combinação perversa de ambas . Hoje a EBC tem menos funcionários do que na data de sua criação. (...) Cerca de 54% dos trabalhadores eram concursados, ou do quadro permanente; hoje, esse número subiu para 95%.

.o. (...) “A lei que criou a EBC previu um financiamento autônomo, a Contribuição para o Fomento da Radiodifusão Pública, a ser cobrada das operadoras de telefonia (...) O que é arrecadado vai para o Fundo de Fiscalização das Telecomunicações.

.o. “Por força de recursos judiciários, porém, o dinheiro está retido. (...) R$ 2 bilhões, e quase R$ 1 bilhão recolhidos pelas operadoras que não recorreram. (...) O dinheiro está “confiscado” pelo Tesouro para engrossar o superávit primário, o que obriga a EBC a viver (...) a conta-gotas, ao sabor das conveniências do momento.

(De um artigo do jornalista Ricardo Melo, presidente da EBC, publicado na “Folha de S. Paulo”, em 29/8).
_______
I N T E R V A L O
/o/ Início do mês, folga na maratona de quatro dias de bola rolando. Sexta-feira, no “Panorama esportivo (Globo), impagáveis os desempenhos do Evaldo José e Francisco Aielo, revolvendo o folclore dos bastidores.

Propiciaram a seus ouvintes momentos excepcionais. Como reprise virou moda em alguns prefixos, quem sabe valha repeti-lo em um sábado ou domingo. Com a vinheta: “Este programa foi uma reapresentação...”
_______
/o/ Quem cursou jornalismo sabe que, no rádio (ou Tv), deve-se evitar textos rimados. Redundantes, nem pensar. Domingo (4) de manhã no “Jornal da CBN”, a voz (não identificada), dizia do ‘mau estado das estradas’.

E, a Rosean Kennedy, ao reproduzir matéria de “O Globo” sobre o FGTS, falava de uma ‘frente para enfrentar...’ Primeira all news no país, a CBN completa 25 anos em outubro. Comemoramos, ou penalizamos?
_______
/o/ Reconduzido a Bradesco, Rodrigo Campos é, agora, o segundo narrador da casa. /o/ A emissora contratou, logo depois, o Vinícius Gama, ex-Tupi, aproveitado como âncora. /o/ Também destituído daquela no ‘pacote de julho’, o experimentado Sérgio Américo acertou seu ingresso na Transamérica.
_______
¹ Dados extraídos do livro “Rádio no ar – o veículo, a história e a técnica”, do professor de jornalismo Luiz Artur Ferraretto, Editora Sagra Luzzatto, 2ª edição.

² O papel da EBC, no país, segundo Ricardo Melo, compara-se ao da BBC, na Grã-Bretanha, a Rai, na Itália, RTP, em Portugal, NHK, no Japão, PBS, nos EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário