Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Girando com as ondas (022)

CRISE DERRUBA MAIS DOIS
Menos de uma semana depois de interromper a greve que durou mais de um mês, a Tupi demitiu, na sexta-feira (10), Haroldo de Andrade. E, no espaço de quatro dias, ou seja, terça-feira (14), dispensava o Fernando Sérgio. Com isso, o ‘pacote de julho’ aumentou o volume de ex-empregados, cerca de vinte profissionais.

.o. No lugar do primeiro, foi efetivado o Cristiano Santos, repórter e coringa. Garcia Duarte, co-apresentador da “Patrulha da cidade”, escolhido para responder pela vaga do outro. Fernando estava na casa desde 1997. Há 13 anos fazia o “Super madrugada”, horário em que, por muito tempo, atuara Collid Filho (1926-2004).

.o. Originário do SGR, Haroldo de Andrade ganhou status de estrela na Tupi, durante a gestão de Mário Luiz, entre 1989 e l991. Estivera numa emissora de Macaé e Carioca do Rio e retornara à empresa da Rua do Russel. De novo na Tupi em 2008, pilotava um programa semanal. Era promovido a diário em 20l4, após as eleições.

O CORINGA SUMIU
.o. Toda rádio que se preza, seja de variedades, jornalismo ou música, tem um coringa fixo – também chamado de folguista. (Houve um tempo que as rádios mantinham dois, reservados para períodos distintos). A Globo, todo-poderosa no Rio, aboliu o esquema.

.o. Nos impedimentos dos titulares, lança mão de alguém disponível. Quando se trata do Antônio Carlos e do Roberto Canázio, hoje os mais importantes apresentadores do quadro, cabe ao David Rangel substituí-los, investido como um coringa de luxo.

.o. Mas, faltou coringa nas férias dele. Em três semanas, a alternativa para suprir sua ausência, foi tirar da grade, no domingo, o “Farofa...” O espaço (de 10h ao meio-dia) ficou entregue ao “Globo na rede”, com a Vanessa Di Sevo, da afiliada paulista.
_______
I N T E R L I G A D A S
.o. Chamava-se “Super manhã Tupi” o horário do Haroldo de Andrade em sua primeira passagem pelo prefixo, na Saúde. Com a nova saída e evidente troca de comando, o nome foi retirado do arquivo.
_______
.o. Dois anos antes de ir para a madrugada, Fernando Sérgio conduzia “A tarde é nossa”, das 3h às 7h(*). Cederia o posto a dois globais destituídos -- nada menos que Washington Rodrigues e Luiz de França.
_______
.o. Neise Marçal e Amauri Santos estão de volta às rádios da EBC. Ela (pela Nacional) coordena uma série sobre carnaval no programa noturno da Gláucia Araújo. Ele (pela MEC AM) exerce cargo de direção.

.o. No regresso ao batente, depois da entressafra no futebol, Luiz Penido deixava de ser apresentador do “Globo esportivo”. Repetição do “Enquanto a bola não rola”, do qual Eraldo Leite perdera o comando.
_______
.o. Os cardeais do SGR decidiram utilizar nomes da televisão nas transmissões esportivas. Para justificar, mudaram o slogan para “Futebol Globo no rádio”. O “Seleção Rádio Globo-CBN” jogado a escanteio.
_______
(*) Naquela ocasião, Fernando, que substituíra o Francisco de Assis, dividia o horário vespertino com o Pedro Augusto, três horas cada um. Com a chegada dos novos contratados (da 'outra'), o triunvirato que se formara passou a ter programas de duas horas -- entre 1h e 7h, claro.
_______
MEMÓRIA VIVA
.o. Artista de múltiplas atividades, Ary Barroso morreu, aos 61 anos, no carnaval de 1964, quando a Império Serrano desfilava. O samba-enredo da agremiação, “Aquarela brasileira”, de Silas de Oliveira, fora feito para homenagear o compositor, exaltação à sua mais representativa obra, a internacionalmente conhecida “Aquarela do Brasil”.
.o. Ele popularizou na Tupi o “Calouros em desfile”, que surgira na Cruzeiro do Sul, antes apresentado por Paulo Roberto e Edmundo Maia. Parceiro do Ary em musicais do teatro, Paulo (1903-1973) indicou-o para ser locutor esportivo daquela emissora, às vésperas do Fla-Flu de 1936. O titular Afonso Scala baixara hospital por ocasião da partida.

HORAFINAL.COM
.o. Um ditado antigo afirma: “Onde há fumaça, há fogo”. Com o anunciado fechamento da Bradesco Esportes em SP mês que vem, periga o futuro do seu núcleo no Rio, transformado recentemente em abrigo para valorosos profissionais que a crise econômica atingiu.




Nenhum comentário:

Postar um comentário