Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

sexta-feira, 17 de março de 2017

Girando com as ondas (024)

AS NOTÍCIAS FORA DO AR
Matéria-prima na mídia eletrônica, existe um tipo de notícia que nunca vai para o ar – a menos que seja em casos extras, especialíssimos . No rádio, os mais atentos já observaram tratar-se do fechamento de alguma concorrente. É provável que isso se dê por mera questão corporativista. Nenhum mistério, pois.

.o. Encerraram suas atividades no Rio ultimamente, cinco FMs e uma AM. A Bradesco Esportes este mês e a MPB em janeiro. Ano passado em julho a Cidade. Em 2015, Nativa e Manchete, respectivamente em dezembro e novembro. A Beat98 em outubro de 2014. Redundante dizer que a crise é grave.

.o. A Bradesco Esportes foi ao ar pela primeira vez em maio de 2012. Sua equipe era liderada por José Carlos Araújo, o Garotinho, que aceitara o desafio de tocar um projeto aparentemente inovador. (Em São Paulo, a Gazeta já havia experimentado o esquema e, em pouco tempo, decidia deixá-lo à margem).

O BARQUINHO
.o. O ‘Fenômeno da narração esportiva’, como os áulicos o chamam, cercou-se de amigos e companheiros dissidentes da Globo para ‘pilotar o barquinho’. Um ano e meio depois, a ‘navegação’ começava a fazer água. Esperto tal qual um dileto seguidor, Garotinho foi para outro prefixo. Estacionou na Transamérica.

.o. Nela ficou por tempo limitado. Acredita-se que a Tupi estava em sua meta, embora não tenha respondido ao primeiro aceno. Acabou acertando ir para lá, na condição de pessoa jurídica. Com ele, Gérson (Canhotinha) e Gilson (Ricardo), novos componentes da autodenominada ‘seleção brasileira do rádio’.

.o. Houve, naquela ocasião, uma troca de endereços. Enquanto Garotinho ia para a Transamérica, Edilson Silva, que lá estava, ‘se mandava’ para a Bradesco, com Ronaldo Castro a tiracolo. Alguns profissionais da equipe anterior eram aproveitados, outros, nem pensar. Aos poucos, só os aliados ao novo chefe.

VIROU MANIA
.o. A Cidade, revolucionária do segmento nos anos 70 (foi fundada em 1977), teve seus momentos mágicos reunindo o que viria a se chamar comunicadores. A linguagem coloquial influenciava as concorrentes. Destacavam-se, entre eles, o Eládio Sandoval, Fernando Mansur, o Romílson Luís e Ivan Romero.

.o. Integrante do Sistema Rio de Janeiro, fusão do JB com O Dia, a JB AM tornou-se Brasil, da LBV, 105 FM, comprada pela Igreja Universal, rebatizada de Aleluia e Opus 90 (90, 3) nominada O Dia, depois Nova e, logo MPB. Aquela se transferia para os 100,5 (da RPC), do Paulo César Ferreira.

.o. Os sinais da crise sacudiam a estrutura do ‘elefante branco’ que o JB construíra na subida (ou descida) da Ponte Rio-Niterói. A Cidade foi arrendada pela OI e, posteriormente pela Jovem Pan 2. Devolvida em março de 2014, não seria mais a mesma. O Grupo Universo pegou, transformando-a em Mania.

(I)NATIVIDADE
.o. A Tupi FM (96,5) criada em 1974 adotava uma linha clássica de programação. Popularizou-se em 1996 lançando o slogan ‘O amor do Rio’, que deu origem a Nativa, a partir de agosto de 2000. Com a unificação do AM e FM dos Associados, essa passaria para os 103,7 da Antena 1, arrendada.

.o. Em seu quadro de comunicadores pontilhavam o Fernando Borges, Charles Uchoa, Maurício Berg e Zé Costa, sobressaindo-se como especiais, “As canções que você fez pra mim”, com Dudu Braga, o Segundinho, e “Tudo a Veras”, com Marcos Veras, o primeiro diário, o outro semanal. O contrato foi cancelado.

SEM MENTIRAS
o. Nascida da ‘costela’ da Federal de Niterói, a Manchete AM 760 foi incorporada por Adolpho Bloch, de Bloch Editores, e revista homônima. O grupo entrou em falência duas vezes, em 2000 e 2002. Pendências na Justiça deixaram-na fora do dial longo tempo. Em 2006, controlada por Miguel Nasseh.

.o. Passaram por ela em fases distintas, Roberto Canázio, Alexandre Ferreira e Cirilo Reis; Cidinha Campos, Wagner Montes e Mário Esteves; Luiz de França, David Rangel e Sílvio Samper. No esporte, João Guilherme, Daniel Pereira, Fábio Tubino, André Ribeiro e Antônio Jorge. “Rádio de verdade”, seu slogan.

GERÊNCIA PLUFT
.o. Terceira modificação da Eldorado FM, a Beat98 começou a funcionar em 2008. Seu título anterior (apenas 98, da freqüência) era utilizado desde 1978, quando substituíra a denominação Eldopop, que fora iniciada em 1973. Comunicadores mais prestigiados na Beat98: Tino Júnior e Van Damme.

.o. Pela antecessora (98 FM), assinalaram seu nome na história do segmento, o Robson Castro, com o “Good times”, e o Fernando Borges, que o sucedeu. Entre os menos conhecidos, trabalharam na emissora, Regina Célia, Luciano Reis, Carlos Augusto, Fernando Barros e Ivone Biotti. A rádio ‘era só sucesso’.
_______
I N T E R L I G A D A S
Oito meses depois de ser incluído num ‘pacote’ de demissões da Tupi, Francisco Barbosa foi recontratado. Sua restreia ocorreu nesta segunda-feira (13).
_______
Antecedendo ao Barbosa, das 9h às 10h, uma novidade para o ouvinte da estação do Condomínio. A volta do ex-governador Anthony Garotinho.
_______
A EBC está ‘inovando’ a grade de programação de suas emissoras. Alguns cartazes da Nacional e TV Brasil têm, agora, apresentações simultâneas.
_______
Uma – lançamento recente – é “Corredores do poder”, com Rosean Kennedy, às 18h30. Outra. “Samba da Gamboa”, com Diogo Nogueira, aos sábados.
_______
HORAFINAL.COM
Eram do Grupo Bandeirantes a Bradesco e a MPB FM, recém-fechadas. Edilson Silva comandava a primeira. Na gestão dele também quebrou, em setembro de 2006, a equipe esportiva da Bandeirantes AM 1360, após a Copa na Alemanha.



Um comentário:

  1. Estaria o ex governado, altamente suspeito, injetando grana na falida Tupi?

    ResponderExcluir